Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em clientes de uma loja de suplementos alimentares

Anne Cristine Fernandes Maia, Keli Fuckner Benevides, Iara Veloso Almeida, Ronilson Ferreira Freitas

Resumo


Objetivo: Identificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em clientes de uma loja de suplementos alimentares. Materiais e métodos: O estudo foi realizado entre os meses de agosto e setembro de 2018 com clientes de ambos os sexos de uma loja especializada em suplementos alimentares na cidade de Montes Claros, MG. O questionário contemplou questões descritivas e de múltipla escolha que abordavam os aspectos sociodemográficos, hábitos de vida, conhecimento sobre alimentação saudável, uso de suplementos alimentares, nível de atividade física e insatisfação com a imagem corporal. Resultados: Foram avaliados 61 indivíduos, com média de idade de 28,8±8,9 anos. 88,5% apresentaram ausência de insatisfação com a imagem corporal. Ao associar a insatisfação com a imagem com o perfil sociodemográfico e as características comportamentais, observou associação significativa com as variáveis escolaridade (p=0,045), conhecimento sobre alimentação saudável (p=0,027), atividade física praticada (p=0,041), número de vezes por semana que prática atividade física (p=0,030) e praticar mais de uma atividade física (0,022). Conclusão: Conclui-se que a prevalência de insatisfação corporal nessa população foi inferior ao relatado na literatura. Isso sugere que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a imagem corporal, sendo importante que os profissionais da nutrição estejam atentos a esse público e desenvolva planos de ação a fim de garantir os efeitos desejados preservando a saúde do indivíduo.


Palavras-chave


Imagem corporal; Exercício físico; Alimentação saudável; Fatores associados

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