Alteração do peso corporal para avaliação do grau de desidratação em atletas de futsal com idade entre 18 e 32 anos de uma equipe profissional de Santa Catarina

  • Josiane Webber Programa de Pós Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio. Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Faculdade Jangada/ Jaraguá do Sul
  • Mayara Krauss Programa de Pós Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio. Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Faculdade Jangada/ Jaraguá do Sul
  • Ricardo Fripp Programa de Pós Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio. Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Faculdade Jangada/ Jaraguá do Sul
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio
Palavras-chave: Futsal, Desidratação, Exercícios físicos, Hidratação

Resumo

O futsal é uma modalidade esportiva que tem como característica a necessidade de movimentação constante e intensa por parte de todos os atletas, o que acarreta um alto consumo energético. Podendo afetar as funções fisiológicas e a temperatura corporal, desencadeando complicações e prejudicando o desempenho durante o jogo. A presente pesquisa caracteriza-se como pré-experimental com delineamento pré e pós-teste de amostras pareadas, tendo como objetivo demonstrar as alterações no peso corporal de atletas de futsal do gênero masculino com faixa etária entre 18 a 32 anos, antes e após um jogo oficial em Santa Catarina. Participaram do estudo 13 jogadores divididos em dois grupos Gl = 7 jogadores, que consumiram de 250 a 750ml de água e Gll = 6 jogadores, que consumiram mais de 750ml de água, a análise dos dados foi através da estatística descritiva, onde se utilizou percentual de gordura, altura, IMC, peso corporal pré e pós-jogo. Realizando um cruzamento entre os dois grupos, constatou-se que o Gl teve uma maior alteração do peso corporal e conseqüente grau de desidratação estatisticamente mais significativo que o Gll, que teve maior consumo de água, onde a diferença do peso corporal foi de apenas 1,54%. Sendo assim, diante das condições ambientais nas quais ocorreu o jogo, consumir mais de 750ml de água auxilia na prevenção da desidratação em atletas de futsal. Considera-se que a hidratação adequada é um fator determinante no desempenho atlético, sendo necessário enfatizar perante os atletas a importância da ingestão de líquidos antes, durante e depois dos exercícios.

Referências

-Bello Junior, N. A Ciência do Esporte Aplicada ao Futsal. Sprint. Rio de Janeiro, 1998.

-Brito, C.J.; Marins,J.C.B. Caracterização das Práticas sobre hidratação em Atletas da Modalidade de Judô no estado de Minas Gerais. Revista Brasileira Ciênciae Mov.Vol. 13. Num. 2. 2005. p. 59-74.

-Coyle, E.F.: Fluirand fuel intake during exercise. J Sports Sci.Num. 22. 2004. p.39-55.

-Cyrino, E.S.; Altimari, L.R.; Okano, A.H.; Coelho, C.F. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Num.1. 2002. p.41-46.

-Liberali, R. Metodologia científica prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008.

-Lima, C.; Michels, M.F.; Amorim, R. Os diferentes tipos de substratos utilizados na hidratação do atleta para melhora no desempenho. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva.Vol.1.Num.1. jan/fev, 2007.p.73-83.

-Lima, S.; Percego,D. A importância da nutrição no futebol. Revista nutrição e performance. Num. 3. out/nov. 2001.p. 13.

-Medina,J.A.; Salillas, L.G.; Virón, P.C.; Marqueta, P.M. Necessidades cardiovascula-res y metabólicas del fútbol sala: análisis de la competición. Apunts Educacion Física Y portes.Vol. 67. Num.1. 2002. p. 45-51.

-Monteiro, C.R.; Guerra, I.; Barros, T.L. Hidratação no futebol: uma revisão. Revista Brasileira Medicina Esporte.Vol.9. Num.4.Jul/Ago, 2003.p. 238-242.

-Nobrega, M.M.; A desidratação corporal de atletas amadores de futsal. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo.Vol.1. Num.5.Set/Out. 2007. p.24-36.

-Voser, R.C. Futsal: princípios técnicos e táticos. 2 edição.Editora da Ulbra. Canoas, RS, 2003.

-Salum, A.;Fiamoncini, F.L.Controle de peso corporal x desidratação de atletas profissionais de futebol. Lecturas: EF y Deportes. Revista Digital. Ano 10.Num.92. 2006.

-Wilmore, J.H.; Costill, D.L. Fisiologia do esporte e do exercício. 1 edição brasileira. São Paulo, 2001.

-Willian, D.M.; Frank, L.K.; Victor, L.K.Fisiologia do exercício. 5 edição Guanabara koogan. Rio de Janeiro, 2003.

Publicado
2012-01-12
Como Citar
Webber, J., Krauss, M., Fripp, R., & Liberali, R. (2012). Alteração do peso corporal para avaliação do grau de desidratação em atletas de futsal com idade entre 18 e 32 anos de uma equipe profissional de Santa Catarina. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 3(18). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/154
Seção
Artigos Científicos - Original