Análise dos ní­veis de perda hí­drica e porcentagem da taxa de sudorese em atletas nadadores de competição da cidade de São Caetano do Sul - SP

  • Renata Mancini Banin Discente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, São Paulo
  • Pamela Di Salvatore Michelin Discente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, São Paulo
  • Alessandra Ribeiro dos Santos Discente do curso de Nutrição da Universidade do ABC, Santo André
  • Luciana da Silva Garcia Nutricionista do Centro de Nutrição do Programa Holí­stico de Emagrecimento em São Caetano do Sul, docente do Centro Universitário São Camilo, São Paulo
  • Tamara Eugenia Stulbach Nutricionista, Doutora em Nutrição de Saúde Pública, docente do Centro Universitário São Camilo, São Paulo
Palavras-chave: Desidratação, Reidratação oral, Natação

Resumo

A natação modifica a relação da termogênese corporal, influenciando na hidratação. A hidratação é essencial para um bom desempenho esportivo sendo que a porcentagem de perda hídrica e a taxa de sudorese são métodos eficientes para avaliar o estado de hidratação. O objetivo foi analisar e comparar a perda hídrica e a taxa de sudorese de nadadores de um clube em São Caetano do Sul. A amostra consistiu de 14 atletas, de ambos os gêneros, entre 15 a 20 anos. Treinavam 2 horas por dia, cinco vezes por semana. Os atletas foram pesados antes e depois do treino para calcular a taxa de sudorese e perda hídrica. Informações sobre o tipo e a quantidade de líquido ingerido foram colhidas de cada atleta. Estes dados foram coletados em um único dia. Da amostra, 57,14% tomavam água, 35,72% tomavam solução carboidratada e 7,14% não se hidrataram. A média da taxa de sudorese na hidratação com água foi de 5,8 ml/min e na hidratação com maltodextrina foi de 5,7 ml/min. Todos finalizaram os treinamentos bem hidratados. Na imersão perde-se calor mais rápido do que em terra, fazendo com que o estímulo para a sudorese seja baixo. No entanto, a desidratação pode ocorrer, sendo o principal risco para os atletas no calor, necessitando de reposição das perdas hídricas. Conclui-se que mesmo a taxa de sudorese dos nadadores ser baixa em relação a outros esportes, esta deve ser considerada para evitar quadros de desidratação, pois é progressiva e acumulativa.

Referências

-Barbieri, P.B.N.; Adeodato, M.M.; Souza, M.M.; Zanuto, R. Análise da Composição Corporal de Atletas de Natação da Categoria Infantil do Sexo Masculino. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1, Num. 2, 2007. p.1-11.

-Costill, D.; Wilmore, J.H. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 1.ed. São Paulo: Manole, p. 708, 2001.

-Ferreira, F.G.; AlmeidaG.L.; Marins, J.C.B. Efeitos da ingestão de diferentes soluções hidratantes nos níveis de hidratação e na freqüência cardíaca durante um exercício de natação intervalado. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 7. Num. 3. 2007. p. 319-327.

-Guerra, I. Importância da alimentação e da hidratação do atleta. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa. V. 12. Num. 2. 2004. p. 159-173.

-Henkin, S.D. Respostas de sudorese de nadadores, corredores e indivíduos não treinados após exercício no calor.Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grandedo Sul, Porto Alegre, 2007.

-Luft, C.D.B.; Krug, M.R. Efeitos da ingestão de bebidas isoenergéticas durante o treinamento de natação. Revista de Educação Física. Maringá. Vol. 14. Num 2. 2003. p.33 –39.

-Marins, J.C.B.; Dantas, E.H.M.; Navarro, S.Z. Diferentes tipos de hidratação durante o exercício prolongado e sua influência sobre o sódio plasmático. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 11. Num. 1. 2003. p. 13-22.

-Maughan, R.J.; Burke, L. M. Nutrição esportiva: Manual de Ciência e Medicina Esportiva. Artmed, p.190, 2004.

-Moreira, C. A. M.; Gomes, A. C. V; Garcia, E. S.; Rodrigues, L. O. C. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói. Vol.12. Num. 6. 2006. p. 405 –409.

-Prado, E.S.; Barroso, S.S.; Góis, H.O.; Reinert, T. Estado de Hidratação em Nadadores após Três Diferentes Formas de Reposição Hídrica na Cidade de Aracaju –SE. Fitness & Performancé Journal. Rio de Janeiro. Vol. 8. Num. 3. 2009. p. 218-225.

-Saat, M.; Sirisinghe, R.G.; Singh, R., Tochihara, Y. Effects of short-term exercise in the heat on thermoregulation, blood parameters, sweat secretion and sweat composition of tropic-dwelling subjects. Journal of Physiological Anthropology and Applied Human Science. New Jersey. Vol. 24. Num. 5. 2005. p. 541-549.

-Shirraffs, S.M. The importance of good hydration for work exercise performance. Nutrition Reviews. Laussane. Vol. 63. Num. 3. 2005. p.14-21.

-Tavares, R.G.; Bassuíno, M.; Puffal, J.; Vicenzi, F.; Schmidt, G.; Deotti, J.; Coitinho, A. S. Importância da reposição hídrica em atletas: aspectos fisiológicos e nutricionais. Revista Digital. Buenos Aires. Vol.13. Num. 119. 2008.

Publicado
2012-01-13
Como Citar
Banin, R. M., Michelin, P. D. S., Santos, A. R. dos, Garcia, L. da S., & Stulbach, T. E. (2012). Análise dos ní­veis de perda hí­drica e porcentagem da taxa de sudorese em atletas nadadores de competição da cidade de São Caetano do Sul - SP. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 4(19). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/161
Seção
Artigos Científicos - Original