Perfil alimentar e utilização de suplementos nutricionais de praticantes de cross training do Box Crossfit Sertão no município de Mossoró

  • Máximo Rebouças Filho Graduando em Educação Física pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Lidiane Pinto Mendonça Nutricionista e Estudante de Educação Física, Orientadora e Docente da Faculdade Nova Esperança de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
Palavras-chave: Esporte, Alta intensidade, Alimentação, Nutrição esportiva

Resumo

O cross training envolve várias categorias de atividades físicas, utilizando-se de diversos padrões de movimentos constantemente variados e de alta intensidade, sendo necessário um bom aporte nutricional. Objetivou-se verificar o perfil alimentar e utilização de suplementos alimentares de praticantes de cross training do box crossfit Sertão, na cidade de Mossoró. Foram produzidos questionários online com variáveis sociodemográficas, tempo de prática da modalidade, uso de suplementos e ingestão de alimentos. A amostra da pesquisa foi calculada com grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%, totalizando o quantitativo de 169 questionários necessários. A amostra final obtida foi de uma totalidade de 160 formulários. Em relação a análise sobre o tempo de prática do cross traning verificou-se que a maioria dos participantes treinam a mais de 1 ano. Observou-se que a maior parte dos participantes da pesquisa fazem uso de suplementação, havendo destaque para a utilização da creatina e whey protein. Já conforme ao suporte alimentar, foi notado que o uso de alimentos mais saudáveis esteve sempre com o maior índice de consumo. Por sua vez, os alimentos de menores valores nutricionais para a prática do cross training esteve entre os alimentos menos consumidos, entre eles bebidas alcoólicas, embutidos e salgados fritos.  Portanto, verificou-se que o perfil alimentar dos alunos da box Crossfit Sertão, pode garantir um bom suporte nutricional para atender as demandas energéticas dessa prática, bem como, a suplementação utilizada é indicada para a modalidade por ser classificada como atividade de alta intensidade.

Referências

-Bizarro, V. C. Perfil dos praticantes de crossfit da box crossfit e suas motivações relacionadas à modalidade. TCC. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2018.

-Brescansin, B. M.; Naziazeno, R. F. T.; Miranda, T. V. Análise do perfil alimentar de praticantes de CrossFit na região de Belém do Pará. Revista Brasileira De Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 13. Núm. 81. p. 830-838. 2019.

-Dominski, F. H. Perfil de lesões em praticantes de CrossFit: revisão sistemática. Fisioterapia e Pesquisa. Vol. 25. Núm. 2. p. 229-239. 2018.

-Gomide, R. Alimentação no CrossFit. Dietpro, 2020. Disponível em: https://dietpro.com.br/site/alimentacao-no-crossfit/. Acesso em: 20/05/2021.

-Higino, D. D.; Freitas, R. F. Prevalência e fatores associados ao uso de suplementos alimentares e esteroides anabólicos androgênicos em praticantes de CrossFIT. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 15. Núm. 90. p. 9-23. 2021

-Lima Lins, T. C.; Souza, L. P. V. Dieta pré e pós treino em praticantes de crossfit®: um perfil qualitativo do consumo de alimentos e suplementos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 13. Núm. 82. p. 946-953. 2019.

-Marins, D. F.; Enezio, J. C. Incidência De Lesão em praticantes de Crossfit. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde. Vol. 8. Núm. 2. 2019.

-Organista, C. A. M. CrossFit®: benefícios e métodos da prática vs Treinamento Resistido Tradicional: uma breve revisão. 2018.

-Panza, V. P. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Revista de Nutrição. Vol. 20. Núm. 6. p. 681-692. 2007.

-Pereira, L. P. Utilização de recursos ergogênicos nutricionais e/ou farmacológicos em uma academia da cidade de barra do Piraí, RJ. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 8. Núm. 43. p.58-64. 2014.

-Silva, L. T. C.; Maynard, D. C. Análise da influência de fatores no consumo de suplementos por praticantes de crossfit. Faculdade De Ciências Da Educação e Saúde. Brasília. 2020.

-Tibana, R. A.; Almeida, L. M.; Prestes, J. Crossfit® riscos ou benefícios? O que sabemos até o momento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 23. Núm. 1. p. 182-185. 2015.

-Torales, R. O que comer quando se está praticando Crossfit?. Conquiste sua saúde. Rio de Jnaiero. 2017. Disponível em:https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-comer-quando-se-esta-praticando-crossfit-descubra-a-dieta-ideal_a1290/1. Acesso em: 20/05/2021.

Publicado
2023-01-15
Como Citar
Rebouças Filho, M., & Mendonça, L. P. (2023). Perfil alimentar e utilização de suplementos nutricionais de praticantes de cross training do Box Crossfit Sertão no município de Mossoró. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 16(101), 466-474. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2057
Seção
Artigos Científicos - Original