A influência da ginastica laboral e da qualidade alimentar empresarial na sintomatologia do quadro de dor em funcionários do setor administrativo

  • Vivian Ramos do Amaral Carvalho Sakamoto Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva
  • Felipe Fedrizzi Donatto Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva. Grupo de Biologia Molecular do Câncer - Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP)
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Latu-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva. Doutor em Engenharia Biomédica - UMC
Palavras-chave: Ginástica laboral, Inflamação, Qualidade dietética

Resumo

As doenças relacionadas ao trabalho (DORT’s) são muito comuns em trabalhadores do setor administrativo, pois os ambientes não são ergonômicos. O mantimento da postura por diversas horas e um trabalho de esforço repetitivo pode levar a um quadro de dor impossibilitando o indivíduo a desenvolver suas atividades. Este estudo teve como objetivo verificar a eficiência da prática de ginástica laboral (GL) na diminuição da dor dos funcionários do setor administrativo e identificar possíveis nutrientes que podem agravar a inflamação na dieta oferecida na empresa. Em uma amostra de 30 funcionários do setor administrativo de uma metalúrgica. Foram randomizados 2 grupos: um grupo controle que não participaria de nenhuma das sessões de Ginástica Laboral e o grupo Ginástica Laboral (GL) que participariam efetivamente das sessões de GL, três vezes por semana na Ginástica de Pausa no período da manhã. A percepção do quadro de dor e o questionário de qualidade de vida foram avaliados no inicio do programa e respectivamente no final do programa de três meses, o recordatório alimentar empresarial foi coletado durante os dias de pesquisa. O critério de escolha da empresa foi nunca ter participado de um programa de atividades físicas estruturados no ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que a GL foi satisfatória em diminuir o nível de dor, melhorar a qualidade de vida e diminuir o estresse das amostras participantes do grupo ginástica; bem como, se mostrou eficaz em avaliar a alimentação empresarial e identificar possíveis precursores para o aumento da inflamação dolorosa. Os 3 meses de prática de GL parece ter sido suficiente para incentivar a prática de atividade física e proporcionar uma melhora na qualidade de vida destes trabalhadores, podendo ser facilmente implementadaatingindo um bom índice de adesão.

Referências

-Brasil, Ministério da Saúde do Brasil. Doenças realizadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Série A. Normas e manuais teóricos, Núm. 114. Brasília/DF. 2001.

-Dias, A.G.; Silva, I.A.S.; Silva, V.F.; Beltrão, F.B. Ginástica Laboral -a contribuição de um programa de ginástica laboral para aderência ao exercício físico fora da jornada de trabalho. Fitness and Performance Journal. Rio de Janeiro. Vol. 5. p. 325-332. 2006.

-Donatto, F.F.; Palanchi, A.; Cavaglieri, C.R. FIbras dietéticas: efeitos terapêuticos e no exercício. Saúde em Revista, Piracicaba, Vol.8. Núm. 20, p.65-71, 2006.

-European Agency for Safety and Health at Work. Work related musculoskeletal disorders: prevetions report. Office for Official publications of European Communities. Luxembourg. 2008.

-Ferreira, S.R.G. Alimentação, nutrição e saúde: avanços e conflitos da modernidade. Ciência e Cultura. São Paulo. Vol. 62. Núm. 4. p.31-33. 2010.

-Garófallo, A.; Petrilli, A.S. Balanço entre os ácidos graxos Ômega-3 e 6 na resposta inflamatória em pacientes com câncer e caquexia. Revista de Nutrição. Campinas. Vol. 19. Núm.5. p.611-621. 2006.

-Geraldo, J.M.; Aalfenas, R.C.G. Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica: evidências atuais. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. São Paulo. Vol. 52. Núm. 6. p.951-967. 2008.

-How Stuff Works -Como prevenir a dor nas costas. Publicado em 27/07/ 2006. Atualizado em 16/04/2007.

http://saude.hsw.uol.com.br/como-prevenir-a-dor-nas-costas.htm, acessado em 01/12/2010.

-Innocente, L.R.; Leite, J.I.A. Alimentos funcionais e atividade física. Revista Pulsar. Jundiaí. Vol. 2. Núm. 2. 2010.

-Lima, M.A.G.; Neves, R.; S.A.; S.; Pimenta, C. Atitude frente à dor em trabalhadores de atividades ocupacionais distintas: uma aproximação da psicologia cognitivo-comportamental. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 10. Núm. 1. p.163-173. 2005.

-Lima, V.A. Efeitos de um programa de exercícios físicos no local de trabalho sobre a flexibilidade e percepção de dor musculoesquelética entre os trabalhadores do escritório. Revista de Nutrição. São Paulo. Vol. 19. Núm. 5. p.611-621. 2009.

-Martins, C.O. Efeitos da ginástica laboral a curto prazo. NuPAF –Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde-CDS/UFSC. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (Doutorado -EPS). Área de Concentração: Ergonomia. III Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física. Florianópolis. p.38. 2000.

-Novello, D.; Franceschini, P.; Quintiliano, D.A. A importância dos ácidos graxos ω-3 E ω-6 para a prevenção de doenças e na saúde humana. Revista Salus Guarapuava. Paraná. Vol. 2. Núm.1. p.77-87. 2008.

-Oliveira, A.S.; Oliveira, D.L.; Santos, J.F.S.; Decol, M. Ginástica Laboral. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 11. Núm. 106. 2007.

-Pegatin, T.O.; Mitsumori, L.; Xavier, A.A.P.; Michaloski, A.O. Ginástica Laboral em um setor administrativo: avaliação critica de efetividade. http://www.portalsaudebrasil.com/ . 2007.

-Pereira, C.D.A.; López, R.F.A.; Lima, V.A. Efeitos de um programa de ginástica laboral sobre os níveis de fadiga em trabalhadores de confecção.Revista Digital. Buenos Aires. Ano 14. Núm. 133. 2009.

-Phillipi, S.T. e colaboradores. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista Nutrição. Campinas. Vol. 12. Núm. 2. p.65-80. 1999.

-Rodrigues, A.L.A. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para mudança de comportamento. Biblioteca digital de teses e dissertações da USP. São Paulo. 2009.

-Scopel, E.; Alencar, M.; Cruz, R.M. Medidas de avaliação da dor. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 11. Núm. 105. 2007.

-Souza, F.K.N.; Ziviani, F. A qualidade de vida no trabalho correlacionada à prática da ginástica laboral. Revista digital unibh. Belo horizonte. Vol. 3, Núm.1. 2010.

Publicado
2012-03-18
Como Citar
Sakamoto, V. R. do A. C., Donatto, F. F., & Navarro, A. C. (2012). A influência da ginastica laboral e da qualidade alimentar empresarial na sintomatologia do quadro de dor em funcionários do setor administrativo. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 5(25). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/232
Seção
Artigos Científicos - Original