Consumo alimentar e o uso de suplemento nutricional em atletas de um time de voleibol masculino

  • Simone Borges de Jesus Acadêmica da Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá.
  • Adilson Domingos dos Reis Filho Universidade de Cuiabá (UNIC). Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Núcleo de Aptidão Fí­sica, Metabolismo e Saúde (NAFIMES/UFMT)
  • Eliana Santini Professora da Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT).
Palavras-chave: Alimentação, Atletas, Desempenh, Saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar qualitativamente o consumo alimentar e o uso de suplementos nutricionais por atletas masculinos de voleibol. Participaram da pesquisa 12 atletas na faixa etária de 18 a 29 anos. Foram utilizados dois métodos retrospectivos com questionários fechados autoaplicáveis, um para análise do uso desuplementação nutricional e outro para avaliar o consumo alimentar por meio de um formulário de marcadores de consumo alimentar adaptado, segundo o Ministério da Saúde, Sistema de Avaliação Nutricional (SISVAN). Os resultados revelaram que 55,0% dos atletas consumiram diariamente o grupo dos alimentos básicos (arroz, pão, feijão, carnes, ovos, leite e/ou derivados), 27,8% tinha o hábito diário do consumo de vegetais e frutas e 20,0% faziam o uso frequente de alimentos supérfluos (industrializados, embutidos, refrigerantes, frituras e doces). 100% utilizavam algum tipo de suplementação alimentar, destes, 42,0% usavam apenas um suplemento, 58,0% afirmaram a utilização de vitaminas e minerais, sendo que 75,0% tinham como objetivo melhora no treinamento. A partir destes resultados pode-se concluir que a alimentação destes atletas apresenta inadequações quando comparada com as recomendações descritas no guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde (MS) e que o uso de suplementação nutricionalé feito de forma abusiva e sem critérios demonstrando uma carência de informação e orientação especializada.

Biografia do Autor

Adilson Domingos dos Reis Filho, Universidade de Cuiabá (UNIC). Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Núcleo de Aptidão Fí­sica, Metabolismo e Saúde (NAFIMES/UFMT)

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialização em Fisiologia do Exercí­cio; Especialização em Exercí­cio Fí­sico aplicado à Reabilitação Cardí­aca e a Grupos Especiais; Mestrado em Biociências pela FANUT/UFMT, na linha de pesquisa Nutrição, Exercí­cio, Rendimento Fí­sico e Doenças Metabólicas. Revisor ad hoc dos periódicos cientí­ficos Motriz, Pensar a Prática, Revista Mackenzie de Educação Fí­sica e Esporte, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Saúde e Pesquisa e Journal of Physical Education and Sport Management. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade fí­sica e saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Medidas e Avaliação em Educação Fí­sica e Esportes, Cineantropometria, Composição Corporal, Bioquí­mica do Exercí­cio, Aptidão Fí­sica e Envelhecimento.

Eliana Santini, Professora da Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá (UNIC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aptidão Fí­sica, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT).

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Atividade Fí­sica e suas Bases Nutricionais pela Universidade Veiga de Almeida. Mestrado Sanduiche em Clí­nica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-Ribeirão Preto). Mestranda em Biociências pela FANUT/UFMT na linha de pesquisa Nutrição, Exercí­cio, Rendimento Fí­sico e Doenças Metabólicas. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Atividade Fí­sica.

Referências

-Bacurau, R. F. Nutrição e Suplementação Esportiva. 6ª edição. São Paulo. Phorte. 2009.

-Barros Neto, T. L. B. A controvérsia dos agentes ergogênicos: Estamos subestimando os efeitos naturais da atividade física? Arq Bras Endocrinol Metab. Vol. 45. Núm. 2. 2001.

-Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Promovendo a alimentação saudável. Brasília, 2006.

-Bueno Junior, C. R. Suplementação nutricional em praticantes de atividade física: mitos e verdades. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 5. Núm. 26. 2011.

-De Rose, E. H.; e colaboradores. Uso referido de medicamentos e suplementos alimentares nos atletas selecionados para controle de doping nos Jogos Sul-Americanos. Revista Brasileira Medicina do Esporte. Vol. 12. Núm. 5. 2006.

-Dias, S. X.; Bonatto, S.. Composição corporal e perfil dietético de adolescentes atletas de voleibol da Universidade de Caxias do Sul-RS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 5. Núm. 29. 2011.

-Fett, C. A.; Fett, W. C. R.; Oyama, S. R.; Marchini, J. S. Composição corporal e somatótipo de mulheres com sobrepeso e obesas pré e pós-treinamento em circuito ou caminhada. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 12. 2006.

-Hernandez, A. J.; Nahas, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Núm. 3. 2009.

-Kazapi, I. M.; Ramos, L. A. Z. Hábitos e consumo alimentares de atletas nadadores. Rev. Nutr. Campinas. 1998.

-Lima, C. O.; e colaboradores. Perfil da freqüência de consumo alimentar de atletas amadores. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 1. Núm. 4. 2007.

-Matos, J. B.; Liberali, R. O uso de suplementos nutricionais entre atletas que participaram da segunda travessia da Lagoa do Peri de 3.000 m. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Núm. 10. 2008.

-Maughan, R. J.; Burke, L. M. Nutrição Esportiva. Porto Alegre. Artmed. 2004.

-Pires, A. N. Avaliação do uso de suplemento esportivo e conhecimento de nutrição por praticantes de ciclismo indoor em academias de cinco regiões da cidade de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 5. Núm. 27. 2011.

-Tirapegui, J. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. 2ª edição. São Paulo. Atheneu. 2006.

-Williams, M. H. Nutrição para saúde, condicionamento físico & desempenho esportivo. 5ª edição. São Paulo. Manole. 2002.

Publicado
2012-10-13
Como Citar
Jesus, S. B. de, Reis Filho, A. D. dos, & Santini, E. (2012). Consumo alimentar e o uso de suplemento nutricional em atletas de um time de voleibol masculino. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 6(34). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/311
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##