Avaliação do consumo alimentar no pré-treino em praticantes de musculação

  • Carla Costa e Lima Acadêmica do curso de Nutrição da Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP), Caruaru, Pernambuco.
  • Sidrayton Pereira Nascimento Acadêmico do curso de Nutrição da Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP), Caruaru, Pernambuco.
  • Érika Michelle Macêdo Doutoranda em Nutrição e Docente da Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP), Caruaru, Pernambuco.
Palavras-chave: Alimentos para praticantes de atividade física, Carboidratos, Treinamento de resistência

Resumo

Atualmente a prática da musculação vem aumentando entre os indivíduos, quer sejadevido à preocupação com a estética ou pela busca de um estilo de vida saudável. Porém, as informações vinculadas à nutrição pré-treino são escassas, acarretando em mitos alimentares entre os atletas e resultando no consumo dietético inadequado. Este estudo objetivou identificar o consumo e adequação de alimentos no pré-treino de praticantes de musculação de academias das cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Surubim, Pernambuco. Foi utilizado um questionário para a coleta de dados com perguntas abertas sobre a alimentação pré-treino. Foram avaliados 114 praticantes de musculação com idade entre 18 e 30 anos. Observou-se que 95,6% dos praticantes de musculação estudados consumiam carboidratos inadequadamente, logo, estão mais propensos a hipoglicemia, a diminuição do desempenho e da massa muscular devido ao comprometimento dos processos de contração muscular por falta de energia, a impactos negativos no sistema imunológico, a prejuízos na metabolização do tecido adiposo e fadiga muscular precoce. Faz-se necessária uma melhor orientação em relação à alimentação adequada prévia ao exercício, com o auxílio de um nutricionista esportivo. Isso contribuirá para criar hábitos de condutas nutricionais mais adequadas, melhorando assim a performance e a qualidade da atividade realizada.

Referências

-Brasil, T.A.; e colaboradores. Avaliação do hábito alimentar de praticantes de atividade física matinal. Revista Fitness & Performance. Rio deJaneiro. Vol. 8. Núm. 3. p. 153-156. 2009.

-Burke, L.M.; e colaboradores. Effect of Carbohydrate Intake on Half-Marathon Performance of Well-Trained Runners. Revista Internacional de Nutrição Esportiva, Metabolismo e Exercício. Vol. 15. p. 573-589. 2005.

-Feitosa, W.G.; Gonçalves, T.M. Análise dos hábitos nutricionais de praticantes de musculação: relação entre a nutrição pré-treino e o desempenho no exercício. In: III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. UFCE. 2010.Fortaleza. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/conece/3conece/paper/viewFile/2455/968. Acesso em: 18/03/2012.

-Iriart, J.A.B.; Andrade, T.M. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro. Vol.18. Núm. 3. p.1379-1387. 2002.

-Machado, D.Z.; Schneider, A.P. Consumo de suplementos alimentares entre frequentadores de uma academia de ginástica de Porto Alegre -Rio Grande do Sul. Revista Nutrição em Pauta. Núm. 78. p. 13-17. 2006.

-Maughan, R.; e colaboradores. Bioquímica do exercício e do treinamento. Tradução de Elisabeth de Oliveira. São Paulo. Manole. 2000.

-Pereira,R.F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M.D. Consumo de Suplementos em academias de ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 16. Núm. 3. p. 265-272. 2003.

-Prazeres, M.V. A prática da musculação e seus benefícios para a qualidade de vida. Florianópolis. 2007.

-Rossi, L.; Tirapegui, J. Aminoácidos: bases atuais para sua suplementação na atividade física. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 36. p. 37-51. 2000.

-Sapata, K.B.; Fayh, A. P. T.; Oliveira, A.R. Efeitos do consumo prévio de carboidratos sobre a resposta glicêmica e desempenho. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 12. Núm. 4. 2006.

-SBME -Sociedade Brasileira de Medicina no Esporte. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói. Vol. 9. Núm. 2. p. 43-56. 2003.

-Silva, A. L.; Miranda, G. D. F.; Liberali, R. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Núm. 10. p. 211-224. 2008.

-Trog, S.D.; Teixeira, E. Uso de suplementação alimentar com proteínas e aminoácidos por praticantes de musculação do município de Irati -PR. Revista Cinergis. Vol. 10. Núm. 1.p. 43-53. 2009.

-Wolinsky, I; Hickson, J.F. Nutrição no exercício e no esporte. São Paulo. Vol. 2. Núm. 1. 2002.

Publicado
2013-01-28
Como Citar
Costa e Lima, C., Nascimento, S. P., & Macêdo, Érika M. (2013). Avaliação do consumo alimentar no pré-treino em praticantes de musculação. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 7(37). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/349
Seção
Artigos Científicos - Original