Ní­vel de conhecimento e prática de hidratação em praticantes de atividade fí­sica em academia

  • Lumena Carneiro Graciano Faculdade de Viçosa
  • Fabrí­cia Geralda Ferreira Escola Preparatória de Cadetes do AR - Epcar
  • Silvia Maria Saraiva Valente Chiapeta Faculdade de Viçosa, MG
  • Lyvia Barros Scolforo Prefeitura Municipal de Vila Velha, ES
  • Wellington Segheto Universidade Federal de Viçosa - MG
Palavras-chave: Desidratação, Nutrição esportiva, Saúde

Resumo

Objetivou-severificar o nível de conhecimento e os hábitos de hidratação de praticantes de atividades físicas. Avaliou-se 185 indivíduos (25,2±5,9 anos) por um questionário contendo questões objetivas sobre a modalidade praticada, o conhecimento e hábitos de hidratação durante o exercício. Utilizou-se a estatística descritiva, sendo os resultados apresentados por meio de distribuição percentual. A modalidade mais praticada foi à musculação (71,3%), com tempo superior a 18 meses (40,5%). A maioria dos avaliados hidrata-se (72,4%), independente da estação do ano (61,0%), se preocupam com o liquido ingerido (63,7%), consomem a água como repositor de liquido (56,5%), se preocupam com o tipo de roupa e tecido (69,1%), não se pesam antes e após o exercício (45,4%) e preferemconsumir líquidos gelados (72,4%). O sintoma mais comum relacionado com uma condição de desidratação ou de hipoglicemia foi à sede intensa (35,1%). Quanto ao conhecimento sobre hidratação, grande parte indicou que a hidratação deve ocorrer antes da sensação de sede (74,0%), o Gatorade®foi o repositor hidroeletrolítico mais conhecido (55,9%) e consumido (69,1%), sendo o sabor laranja o mais utilizado (35,2%). A maioria não sabe como hidratar-se (48,6%), não conhecem a função dos isotônicos (40,0%) e não receberam orientação sobre a forma correta de hidratação (60,0%). Apesar de apresentarem um nível de conhecimento sobre hidratação, esse ainda é incipiente. É necessário ampliar o número de indivíduos que utilizam a técnica de pesagem, o conhecimento dos alunos quanto à função de um isotônico e as melhores estratégias de reposição de líquido durante a atividade.

Biografia do Autor

Lumena Carneiro Graciano, Faculdade de Viçosa

Graduada em Educação Fí­sica pela Faculdade de Viçosa

Fabrí­cia Geralda Ferreira, Escola Preparatória de Cadetes do AR - Epcar

Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora Efetiva da Escola Preparatória de Cadetes do Ar- Epcar. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hidratação, termorregulação, obesidade, perda mineral e performance

Silvia Maria Saraiva Valente Chiapeta, Faculdade de Viçosa, MG

Formada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho. Professora aposentada da Universidade Federal de Viçosa e, atualmente, professora da Faculdade de Viçosa,

Lyvia Barros Scolforo, Prefeitura Municipal de Vila Velha, ES

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, professora da Prefeitura de Vila Velha, ES.

Wellington Segheto, Universidade Federal de Viçosa - MG

Doutorando em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Educação Fí­sica pela Universidade São Judas Tadeu e Licenciado e Bacharel em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando como docente das disiciplinas Anatomia Humana, Fisiologia do Exercí­cio, Ginástica, Atividades de Academia, Medidas e Avaliação e Atividade Fí­sica e Saúde. Desenvolve pesquisas na área de percepção corporal, hidratação e, principalmente, comportamentos de risco relacionado a saúde

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Publicado
2014-06-19
Como Citar
Graciano, L. C., Ferreira, F. G., Chiapeta, S. M. S. V., Scolforo, L. B., & Segheto, W. (2014). Ní­vel de conhecimento e prática de hidratação em praticantes de atividade fí­sica em academia. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 8(45). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/447
Seção
Artigos Científicos - Original

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