Avaliação do perfil antropométrico e nutricional de atletas de futsal do clube Rio Branco-ES

  • Juliana Andrade Souza Faculdade Católica Salesiana do Espí­rito Santo
  • Francisco Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Palavras-chave: Antropometria, Avaliação nutricional, Futsal, Nutrição esportiva

Resumo

Objetivo: Avaliar a composição corporal dos atletas e a composição alimentação, verificando se os mesmos estão de acordo com as recomendações para atletas descritos na literatura. Materiais e Métodos: Estudo transversal com 10 atletas de futsal, realizando-se a avaliação antropométrica, aferição das dobras cutâneas e entrevista individual para aplicação do Recordatório 24 horas para quantificação da composição corporal e alimentar.Resultados: A maioria da amostra encontra-se com o IMC adequado, entretanto, 40% dos jogadores apresentam percentual de gordura acima das recomendações. A média do gasto energético total dos atletas é de 4110,19 kcal/dia, porém os mesmo só realizam a ingestão de 55,5% desse total. Através da análise estatística, não se pode dizer que há correlação entre as variáveis, consumo de macronutrientes e o percentual de gordura. Conclusão: Apesar da maioria dos atletas estarem em normalidade com o Índice de Massa corporal, ainda há jogadores com o percentual de gordura acima do recomendado, desta forma, há necessidade de adequação das calorias e composição da dieta dos atletas e ainda o desenvolvimento de ações de educação nutricional para que haja esclarecimentos e melhora dos hábitos alimentares além da promoção de saúde e desenvolvimento físico do atleta.

Referências

-Arruda, E. L. M. A.; Lopes, A. S. Gordura corporal, nível de atividade física e hábitos alimentares de adolescentes da região serrana de Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 9. Núm. 1. p. 5-11. 2007.

-Flores, T. G.; Mattos, K. M. Análise de macronutrientes e índice glicêmico consumidos nas refeições antes, durante e após o treino por atletas de futebol profissional de Camaquã-RS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 5. Núm. 29. p. 394-401. 2011.

-Guerra, I. Importância da alimentação e da hidratação do Atleta. Revista Min. Educação Física. Viçosa. Vol. 12. Núm. 2. p. 159-173. 2004.

-Guerra, I.; Soares, E. A.; Burini, R.C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 7. Núm. 6. 2001.

-Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 4ª edição. Revista e ampliada. São Paulo.Atlas. 2001.

-Leal, G.K. B. Avaliação do estado nutricional de jogadores de futebol profissional em um clube do Rio de Janeiro. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 18. Núm. 179. 2013.

-Müller, C. M.; Alves, C.P.; Rostirolla, L.; Navarro, A.C.; Navarro, F. Avaliação do estado nutricional de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 30-39. 2007.

-Nascimento, O. V.; Alencar, F. H. Perfil do estado nutricional do atleta adulto. Revista Fit Perf J. Vol. 6. Núm. 4. p. 242. 2007.

-Novack, L. F. Proposição de equações para a estimativa da Gordura corporal em futebolistas. Projeto de Dissertação de Mestrado. Curitiba. 2011.

-Pentedo, E.G.; Baratto, I.; Silva, R. Comparação entre o índice de massa corporal e o percentual de gordura na avaliação do estado nutricional de atletas do futsal masculino. TCC de graduação na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Paraná.2009.

-Pezzi, F.; Schneider, C.D. Ingestão energética e de macronutrientes em jogadores de futebol. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Núm. 22. p. 324-329. 2010.

-Pinto, M. R.; Azevedo, V. B.; Navarro, F. Alterações da composição corporal de jogadores profissionais de Futebol do Rio Preto Esporte Clube. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 1. Núm. 4. p. 17-24. 2007.

-Prado, W. L.; Botero, J. P.; Guerra, R. L. F.; Rodrigues, C. L.; Cuvello, L. C. Dâmaso, A. R. Perfil antropométrico e ingestão de macronutrientes em atletas profissionais brasileiros de futebol, de acordo com suas posições. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 12. Núm. 2. 2006.

-Quintão, D.F.; Oliveira, G.C.; Silva, S.A. Marins, J.C.B. Estado nutricional e perfil alimentar de atletas de futsal de diferentes cidades do interior de Minas Gerais. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 1. p. 13-20. 2009.

-Sartori, R. F.; Pates, M. E. F.; Tramonte, V. L. G. C. Hábitos alimentares de atletas de futsal dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 13. Núm. 2. p. 55-62. 2002.

-SBME. Revista brasileira de medicina do esporte. Suplemento da Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Núm. 2. 2009.

-Schwarz, K.; Freitas, A. R.; Silva, R. Avaliação da ingestão calórica e de macronutrientes de atletas do futsal masculino do município de Guarapuava, Paraná. TCC de graduação na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Paraná. 2009.

-Tiveron, R. Z.; Gatti, R. R.; Silva, R. Análise quantitativa e qualitativa da ingestão alimentar de atletas de uma equipe de futsal masculino de Guarapuava-PR. TCC de graduação na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Paraná. 2009.

-Valter, C. A. Perfil antropométrico e consumo alimentar de indivíduos com deficiência praticantes de natação e futsal. Revista Digital. Buenos Aires. Num. 150. 2010.

-Zaratim, S. Aspectos socioculturais do Futsal. Revista eletrônica de educação da Faculdade Araguaia. Goiânia. Vol. 2. Núm. 2. 2012.

Publicado
2015-04-03
Como Citar
Souza, J. A., & Navarro, F. (2015). Avaliação do perfil antropométrico e nutricional de atletas de futsal do clube Rio Branco-ES. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 9(50), 111-119. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/511
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>