Perfil da composição corporal de adolescentes praticantes de basquetebol de cadeira de rodas

  • Priscila Araujo Graduandos na Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU, São Paulo, Brasil.
  • Sandro Albornoz Graduandos na Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU, São Paulo, Brasil.
  • Haline Moura Graduandos na Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU, São Paulo, Brasil.
  • Sileno Santos Doutorando pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, Associação Desportiva para Deficientes, Brasil.
  • Regina Celia da Silva Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo-USP, Associação Desportiva para Deficientes-ADD, Brasil.
  • Mariana Alvarenga Nutricionista, Mestre Ciência pela FCF/USP, Docente da Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação corporal, Mielomeningocele, Composição corporal

Resumo

A avaliação da composição corporal é de extrema relevância para determinar o percentual de gordura total. A prática de exercícios físicos para promoção da saúde e melhoria do desempenho atlético promove adaptações fisiológicas e morfológicas, que referem-se às alterações sofridas pelos diferentes componentes corporais. Participaram do estudo 13 adolescentes com mielomeningocele, praticantes de basquetebol de cadeira de rodas. Para o cálculo de composição de gordura corporal em adolescentes utilizou-se a fórmula de Slaghter (1998) e os percentuais de gorduras obtidos foram interpretados através da tabela de valores de gordura corporal de Lohman (1986). Além disso, os adolescentes foram classificados segundo IMC/I (OMS, 2007) e os percentis de acordo com SISVAN/MS (2011). Dos adolescentes, 7,7% apresentaram percentual de gordura corporal moderadamente alto, sendo o mesmo percentual para gordura corporal alto, 15,4% gordura corporal muito baixo, 30,8% gordura corporal ótimo e 38,8% gordura corporal muito alto. Através do IMC/I os resultados encontrados foram 30,8% dos adolescentes são classificados como eutróficos, 23,1% sobrepeso e 38,5% apresentam obesidade. Quando analisados os valores de percentual de gordura corporal foram encontrados indivíduos com percentual baixo, porém quando relacionados ao IMC/I não existe risco de desnutrição. Conclui-se que, nesta população, há elevada prevalência de alto percentual de gordura corporal, sobrepeso e obesidade, que são fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Neste sentido, existe necessidade de reverter o quadro através do aumento das atividades físicas e intervenção nutricional. São necessários mais estudos para o desenvolvimento de novos métodos de avaliação e parâmetros de classificação.

Referências

-Brandão, D.A.; e colaboradores. Características de crianças com mielomeningocele: Implicações para a Fisioterapia. Fisioter Mov. Vol. 22. Núm. 1. p-69-75. 2009.

-Bronzeri, F.G.; e colaboradores. Mielomeningocele e nutrição: proposta de protocolo de atendimento. São Paulo. O Mundo Saúde. Vol. 35. Núm. 2. p. 215-224. 2011.

-Busto, R.M.; e colaboradores. Esporte, Reabilitação e Educação Física Inclusiva na Qualidade de Vida De Pessoas com Deficiência Física. Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial 10. Livro Digital. Eduel. Londrina. 2013.

-Campos, L.F.C.C. Avaliação da Composição Corporal em Atletas com Lesão Medular Praticantes de Rúgbi em Cadeira de Rodas. Campinas. 2009.

-Combs, S. Avaliação para População com Necessidades Especiais. Manole. 2003.

-Donato, F.F.; e colaboradores. Comparação das Medidas Antropométricas entre Atletas de Basquete sobre Cadeira De Rodas e Indivíduos Fisicamente Ativos. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 2. Núm. 1. 2008. p. 201-205.

-Gibney, M.J.; e colaboradores. Nutrição Clinica. Guanabara Koogan. 2007. p-83.

-Gonçalves, F.; Mourão P. A Avaliação da Composição Corporal: A Medição de Pregas Adiposas como Técnica para a Avaliação da Composição Corporal. Revista de Desporto e Saúde da Fundação Técnica e Científica do Desporto. 2000.

-Hirscubruch, M.D.; Carvalho, J.R. Nutrição Esportiva: Uma revisão Prática. 2ª edição. Manole. 2008. p-15 e146.

-Horta, R.B.; Muniz, N.C.; Santos, M.S.C. Análise da Composição Corporal de Praticantes e Não Praticantes de Desporto Adaptado. Revista Digital de Educação Física. Vol. 4. Núm. 1. 2009.

-Juzwiak, C.R.; Paschoal, V.C.P.; Lopez, F.A. Nutrição e Atividade Física. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro. Vol. 76. Supl. 3. 2000.

-Simões M.C. Análise da Composição Corporal e da Prática Alimentar de Atletas de Basquetebol entre 11 e 13 anos. TCC de Graduação em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2010.

-Tirapegui, J. Nutrição. Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. 2ªedição. Atheneu. 2012. 343p.

Publicado
2016-01-05
Como Citar
Araujo, P., Albornoz, S., Moura, H., Santos, S., da Silva, R. C., & Alvarenga, M. (2016). Perfil da composição corporal de adolescentes praticantes de basquetebol de cadeira de rodas. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 9(53), 498-505. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/580
Seção
Artigos Científicos - Original