Estado nutricional, uso de suplementos alimentares e insatisfação corporal de frequentadores de uma academia

Larissa Richarte Maleski, Daniele Ramos Caparros, Renata Furlan Viebig

Resumo


Introdução: A procura por suplementos alimentares tem aumentado e estes têm sido também utilizados para se alcançar resultados, especialmente estéticos e ligados à insatisfação corporal, em ambientes de prática de exercícios físicos. Objetivo: Avaliar o estado nutricional, o uso de suplementos alimentares e identificar a prevalência de insatisfação corporal entre frequentadores de uma academia de um clube privado na cidade de Santo André-SP. Métodos: Foram incluídos 40 frequentadores da academia do clube, homens e mulheres, com idade de 18 e 59 anos. Por meio de questionário padronizado foram coletados dados como: idade; consumo, satisfação e indicação de suplementos alimentares; realização e indicação de dieta; satisfação com a imagem corporal; Foram aferidos peso e dobras cutânea. Para a estimativa do Índice de Massa Corporal (IMC) o peso mensurado e usou-se altura referida e os resultados foram classificados conforme parâmetros da OMS (1995). Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se em eutrofia (52,3%), porém, com percentagem de gordura acima da média (57,5%). O suplemento mais consumido foi o Whey Protein (85,7%). Quanto à indicação, os nutricionistas, amigos e auto-indicação, nesta ordem eram os principais prescritores. A maioria da amostra (92,5%) estava insatisfeita com a sua silhueta atual. Conclusão: Apesar de praticarem rotineiramente exercícios, pouco mais da metade dos indivíduos apresentavam eutrofia. A alta prevalência de insatisfação da imagem corporal indica uma possível percepção alterada de imagem e o desejo motivado pela sociedade e pela mídia.

 

ABSTRACT

Nutritional status, use of food supplements and dissatisfaction body of an academy frequenters

Introduction: Currently, the body is seen as a cultural image that is willing to meet the standards of beauty, influenced by many factors such as society, the media. Setting body dissatisfaction. The demand for nutritional supplements has increased and these have also been used to achieve results in physical exercise ambience. Aim: to evaluate the nutritional status, the use of food supplements and identify the prevalence of body dissatisfaction among frequenters of a gym of a private club in the city of Santo André-SP. Materials and Methods: We included 40 frequenter’s club aged 18 to 59 years. Data were collected such as age; consumption, satisfaction and display of food supplements; realization and diet indication; satisfaction with body image; They were measured weight and skinfold thickness. To estimate the body mass index (IMC) was used that time. Results: Most participants was in normal weight (52.3%), but with above average percentage of fat (57.5%), the most consumed supplement is whey protein (85,7%). As for the indication nutritionists, friends and self-statement, in this order were the main prescribers. Most (92.5%) of the sample was dissatisfied with your current silhouette. Conclusion: Although routinely practice exercises for muscle hypertrophy, half the subjects were normal weight, and the high prevalence of body image dissatisfaction indicates a possible altered perception of image and the desire motivated by society and the media.


Palavras-chave


Insatisfação corporal; Suplementos alimentares; Dieta

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