Caracterização do perfil e dos hábitos de suplementação alimentar de praticantes de musculação em uma academia do municí­pio de Fortaleza-CE

  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.
Palavras-chave: Suplementos alimentares, Musculação, Academia

Resumo

A prática da musculação cresceu e consolidou-se entre a população em geral. Sem dúvidas, um dos principais motivos que tem contribuí­do para esse crescimento é a busca em adquirir o padrão estético tido como ideal pela sociedade moderna. Na tentativa de atingir tal objetivo mais rápido, verifica-se um aumento no consumo de suplementos alimentares, muitas vezes, sem orientação de um profissional. O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil e os hábitos relacionados à utilização de suplementos alimentares em praticantes de musculação de uma academia de Fortaleza-CE. Fizeram parte do estudo 40 indiví­duos de ambos os sexos. Os resultados mostraram que 90% (n=36) dos entrevistados concluí­ram ou cursam ní­vel superior, e 50% (n=20) afirmaram ter como objetivo principal com a prática da modalidade, melhorias estéticas. 35% (n=14) dos entrevistados afirmaram utilizar suplementação visando ganhar massa muscular, sendo o suplemento Whey Protein o mais consumido, já que 80% (n=32) declararam fazer uso de tal suplemento. Os achados mostraram que 75% (n=30) dos sujeitos praticam a modalidade há pelo menos um ano. Concluiu-se que o perfil da amostra foi formado em sua maioria por sujeitos com alto ní­vel de escolaridade, cujo objetivo principal estar relacionado a estética. Percebe-se um predomí­nio na utilização de suplementos relacionados ao ganho de massa muscular, sendo o Whey Protein o mais consumido entre os entrevistados. O grupo revelou-se bastante ativo, na medida em que a maioria permaneceuativa na modalidade há pelo menos um ano.

Biografia do Autor

Abraham Lincoln de Paula Rodrigues, Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

Referências

-Carvalho, T. Modificaciones Dietéticas, Reposición Hídrica, Suplementos Alimentícios y Drogas: Verificacion de La acción ergonômica y potenciales riesgos para La salud. In: Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 9. Num. 2. 2003. p. 43-53.

-Garcia, R.P.; Lemos, K.M. A estética como um valor na Educação Física. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 17. Num. 1. 2003. p. 32-40.

-Hirschbruch, M.D.; Fisberg, M.; Mochizuki, L. Consumo de Suplementos por Jovens Frequentadores de Academias de Ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 14. Num. 6. 2008.

-Iriart, J.A.B.; Chaves, J.C.; Orleans, R.G. Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Caderno de Saúde Pública. Vol. 25. Num. 4. 2009.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

-Matos, J.B.; Liberali, R. O uso de suplementos nutricionais entre atletas que participaram da segunda travessia da lagoa do Peri de 3.000m. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Num. 10. 2008. p. 185-197. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/66/65>

-Monteiro, S.M.N. Glutamina e exercício: Metabolismo, Imunomodulação e Suplementação, Nutrição saúde e performance, Anuário de nutrição esportiva funcional. Vol. 7. Num. 32. 2006. p. 34-37.

-Pereira, R.F.; Lajolo, F.M.; Hirschbruch, M.D. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição de Campinas. Vol. 16. Num. 3. 2003.

-Quintiliano, L.E.; Martins, L.C.J. Consumo de Suplemento Alimentar por Homens Praticantes de Musculação nas Academias Centrais do Município de Guarapuava-PR. Revista Polidisciplinar Eletrônica da Faculdade de Guairacá. Vol. 2. 2009. p. 3-13.

-Sanchez, O. A.; Miranda, L.M.T.; Guerra-Hernandez, E. Prevalence of protein supplement use at gyms. Nutr. Hosp. Madrid. Vol. 26. Num. 5. 2011.

-Schneider, C.; Machado, C.;Laska, S. M.; Liberali, R. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercício físico em academias de musculação de Balneário Camboriú-SC. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Num. 11. 2008. p. 307-322. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/74/72>

-Silva, L.M.L.; Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Guia alimentar para atletas: Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Manole. 2005.

-Souto, J.S.; Volpini, M.; Eugênia, T. Análise do Consumo de Suplementos Alimentares entre Indivíduos de uma Academia de Ginástica em São Paulo. Revista Nutrição Profissional. 2009.

-Souza, D.R.; Anjos, L.A.; Wahrlich, V.; Vasconcellos, M.T.L.; Machado, J.M. Ingestão alimentar e balanço energético da população adulta de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil: resultados da Pesquisa de Nutrição, Atividade Física e Saúde (PNAFS). Caderno de Saúde Pública. Vol.26. Num. 5. 2010. p. 879-890.

-Tahara, A.K.; Schwartz, G.M.; Silva, K.A. Aderência e manutenção da prática de exercícios em academias. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2003. p. 7-12.

-Williams, C.; Devlin, J.T. Foods, nutrition and sports performance: an international scientific consensus organized by Mars, Incorporated with International Olympic Committee patronage. London: E & FN Spon. 1992.

Publicado
2017-11-26
Como Citar
Rodrigues, A. L. de P. (2017). Caracterização do perfil e dos hábitos de suplementação alimentar de praticantes de musculação em uma academia do municí­pio de Fortaleza-CE. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 11(66), 662-668. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/748
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##