Inversão da pirâmide alimentar em adolescentes praticantes de treinamento resistido: um estudo piloto

  • Lysleine Alves Deus Universidade Católica de Brasí­lia
  • Thiago Santos Rosa Universidade Católica de Brasí­lia
  • Herbert Gustavo Simões Universidade Católica de Brasí­lia
  • Milton Rocha Moraes Universidade Federal de São Paulo
  • Edilson Francisco Nascimento Universidade Católica de Brasí­lia
  • Francisco Navarro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Gislane Ferreira Melo Universidade Católica de Brasília
  • Fábio Antônio Tenório Melo Universidade Católica de Brasí­lia
Palavras-chave: Treinamento resistido, Composição corporal, Pirâmide alimentar, Adolescentes

Resumo

Objetivo: avaliar o consumo alimentar de adolescentes praticantes de treinamento resistido ao longo de 12 semanas e sua possível influência na composição corporal. Materiais e métodos: Fizeram parte da amostra 12 sujeitos de ambos os sexos, com média de idade 17,17 anos ± 0,72. A composição corporal foi mensurada utilizando o software Terra Azul da Physical Test® versão 4.21 no qual a predição de gordura de foi feita de acordo com o protocolo de Pollock de sete dobras (pré e pós-treinamento resistido). O comportamento alimentar foi avaliado por meio do Questionário de Frequência de Consumo Alimentar - QFCA. Resultados: Os achados do nosso estudo mostraram que no perí­odo de 12 semanas de TR não houve modificação na composição corporal dos adolescentes, a estatura média foi de 1,67 m ± 0,08; da massa corporal foi de 59,87 kg ± 10,79; e do percentual de gordura de 19,62% ± 4,66; percentual da massa livre de gordura de 80,38% ± 4,66 (P>0,05). Além disso, a avaliação do estado nutricional apontou que a maioria dos adolescentes está com o consumo "abaixo do ideal" para os grupos alimentares da base da PA e "acima do ideal" para os grupos alimentares do Ápice (P<0,05), caracterizando uma inversão da recomendação do consumo alimentar. Conclusão: o treinamento resistido isoladamente não foi capaz de alterar a composição corporal de adolescentes após 12 semanas de treinamento, se os mesmos, não possuí­rem supervisão direta da dieta e treino. 

Biografia do Autor

Lysleine Alves Deus, Universidade Católica de Brasí­lia

Licenciada em Educação Fí­sica (2010) e Bacharel em Educação Fí­sica (2011) pela Universidade Católica de Brasí­lia. Atualmente é estudante de Pós-graduação Latu Sensu em Fisiologia do Exercí­cio pela Universidade Católica de Brasí­lia. Participa do grupo de estudos intitulado - Estudos do desempenho humano e das respostas fisiológicas ao exercí­cio".

Thiago Santos Rosa, Universidade Católica de Brasí­lia

Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Educação Fí­sica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (Laboratório de Animais Transgênicos e Proteí­nas Recombinantes - Núcleo de Ciências Ambientais UMC / Laboratório de Biofí­sica UNIFESP -2009). Doutorado pelo departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Medicina Translacional - 2014). Área de interesse: Efeito do exercí­cio fí­sico na obesidade, sí­ndrome metabólica, hipertensão arterial, envelhecimento e estresse oxidativo.

Herbert Gustavo Simões, Universidade Católica de Brasí­lia

Bacharel em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestre em Ciências Fisiológicas (1997) e Doutor em Ciências (2002) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), com Estágio Doutoral no Laboratory of Food, Nutrition and Exercise Sciences na Florida State University com apoio FAPESP. Realiza pós-doutorado na University of Miami, Miller School of Medicine, supervisionado por Dr John E Lewis, sobre tecnologias não invasivas para detecção precoce da pré-disposição ao diabates e hipertensão arterial, com bolsa CNPq. Diretor (afastado) do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Fí­sica da Universidade Católica de Brasí­lia desde 2009, o qual evoluiu para Conceito 5 no último resultado da trienal/CAPES de 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1-B do CNPq e Membro do Conselho da FAP-DF. Tem experiência em Fisiologia Humana Geral e Fisiologia do Exercí­cio, com ênfase em Avaliação Funcional e Respostas Glicêmicas e Hemodinâmicas ao Exercí­cio. Atua principalmente nos seguintes temas: Efeitos hipotensores e hipoglicemiantes do exercí­cio; Avaliação funcional a partir das respostas do lactato sanguí­neo, glicemia e de variáveis ventilatórias em atletas e não-atletas, bem como em populações especiais (diabéticos, idosos, obesos e hipertensos). Atua como treinador de atletas na categoria Master, além de ser também atleta de atletismo desde os 14 anos de idade. Atualmente, como atleta Master, foi Campeão Mundial dos 400m com barreiras e Vice-Campeão Mundial dos 110m com barreiras categoria 40-44 anos, do 20th World Masters Athletics Championship, sendo recordista sul-americano em ambas as provas.

Milton Rocha Moraes, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade de Mogi das Cruzes . Graduando em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes. Especializado em Fisiologia do Exercí­cio pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Obteve o tí­tulo de Mestre em Ciências (área de concentração Biologia Molecular e Bioquí­mica) e Doutor em Ciências (área de concentração Biologia Molecular e Bioquí­mica) ambos pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. O Pós-Doutorado foi concluí­do no programa de Imunologia da Universidade de São Paulo-USP, e desenvolvido no Instituto de Ciências Biomédicas-ICB-IV. Atualmente, é professor na Graduação e Pós-Graduação (Lato-Sensu e Stricto-Sensu) no curso de Educação Fí­sica da Universidade Católica de Brasí­lia-UCB. Tem experiência na área de Fisiologia do Exercí­cio, Reabilitação Clí­nica, e Nutrição do Esporte e Exercí­cio. Atua na área de Treinamento de Força em Doenças Crônicas e Envelhecimento, principalmente, nos seguintes temas: Hipertensão; Diabetes, Obesidade e Doença Renal.

Edilson Francisco Nascimento, Universidade Católica de Brasí­lia

Atualmente é professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atua em um projeto de extensão da Universidade Católica de Brasilia em Educação fisica adaptada. Professor voluntario do curso de Nutrição na Universidade Catolica de Brasilia. Graduado em Educação fisica em 2000 e Nutrição em 2011. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Fí­sica adaptada e treinamento desportivo , especialização em Fisiologia do Exercicio e Pedagogia Empresarial, curso de extensao em treinamento desportivo adaptado. Atua tambem como técnico voluntario de Equipe de Handebol Masculino 

Francisco Navarro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor e do Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Maranhão. Orientador do Mestrado em Medicina - Materno Infantil - UFMA - Diretor do Nucleo de Esportes da UFMA. Membro do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercí­cio, da Revista Brasileira de Futsal e Futebol e parecerista da RBME, RBCM, RBCDH, da revista de Nutrição da PUC-Campinas, dos Arquivos em Movimento da UFRJ, dos Arquivos Médicos do ABC, editor chefe da Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercí­cio (RBPFEX), da Revista Brasileira de Obesidade e Emagrecimento (RBONE), da Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (RBNE). Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Fisiologia do Exercí­cio, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercí­cio, prescrição de exercí­cio, sistema imunológico, atividade fí­sica e sistema endócrino, obesidade e emagrecimento e nutrição e suplementação esportiva. Sou autor dos seguintes livros Manual de Musculação - Uma aboradagem Teórico-Prática do Treinamento de Força - Hipertrofia e Hiperplasia- e Nutrição e Suplementação Esportiva e do Manual de Avaliação Fí­sica

Gislane Ferreira Melo, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia (2002) e doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atua como professora permanente do Programa Stricto Sensu em Gerontologia na Linha de Pesquisa "Aspectos Psicosocioculturais e Artí­sticos do Envelhecimento" e no Programa Stricto Sensu em Educação Fí­sica. Atualmente coordeno três pesquisas: Genero, Esporte, Lazer, Saúde e Sociedade; Transição de carreira de mulheres olí­mpicas: historias de vida e Validação de uma escala de dispneia para portadores de DPOC. Trabalho com Qualidade de Vida, Atividade Fí­sica, Envelhecimento e Gênero. Ministra aulas de estatistica básica e avançada com a utilização do SPSS. Diretora da firma de assessoria e consultoria Estatí­stica Fácil.

Fábio Antônio Tenório Melo, Universidade Católica de Brasí­lia

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasilia, Pós Graduado em Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Jaboticabal - SP, Doutorando em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasilia. Assessor e Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Católica de Brasí­lia nas cadeiras de Metodologia do Futebol/Futsal , Metodologia da Musculação, Coordenador da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e do Laboratório de Estudos da Força (LABEF), e Membro do Núcleo Docente Estruturante, (NDE). Docente do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Uniplan, na cadeira de Treinamento Personalizado e Musculação.

Referências

-Adam, B. O.; e colaboradores. Conhecimento nutricional de praticantes de musculação de uma academia da cidade de São Paulo. Brazilian Journal of Sports Nutrition. Vol. 2. Núm. 2. p. 24-36. 2013.

-Ahtiainen, J. P.; e colaboradores. Heterogeneity in resistance training-induced muscle strength and mass responses in men and women of different ages. Age (Dordr). Vol. 38. Núm. 1. p. 10. 2016. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26767377>.

-Braggion, G. F. Suplementação alimentar na atividade física e no esporte: aspectos legais na conduta do nutricionista. Nutrição Profissional. Vol. 4. Núm. 17. p. 40-50. 2008.

-Braggion, G. F.; Matsudo, S. M. M.; Matsudo, V. K. R. Consumo alimentar, atividade física e percepção da aparência corporal em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol.8. Núm. 1. p. 15-21. 2000.

-Burke, L. M.; e colaboradores. Carbohydrates for training and competition. Journal of sports sciences. Vol. 29. Núm. 1. p. S17-S27. 2011.

-De Oliveira, A. R.; Lopes, A. G.; Risso, S. Elaboração de programas de treinamento de orça para crianças. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Vol. 24. Núm. 1. p. 85-96. 2004.

-Do Nascimento, A.; João, C. P. Avaliação do perfil de praticantes de atividade física de uma academia do interior de São Paulo em relação ao uso de suplementos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 3. Núm. 14. p. 10. 2009. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/112/110>

-Faigenbaum, A. D.;Myer, G. D. Pediatric resistance training: benefits, concerns, and program design considerations. Current sports medicine reports. Vol. 9. Núm. 3. p. 161-168. 2010a.

-Faigenbaum, A. D.; Myer, G. D. Resistance training among young athletes: safety, efficacy and injury prevention effects. British journal of sports medicine. Vol. 44. Núm. 1. p. 56-63. 2010b.

-Jackson, A. S.; Pollock, M. L. Generalized equations for predicting body density of men. British journal of nutrition. Vol. 40. Núm. 3. p. 497-504. 1978.

-Juzwiak, C. R.; Paschoal, V. C.; Lopez, F. A. Nutrição e atividade física. Jornal de Pediatria. Vol. 76. Núm. 3. p. 349. 2000.

-Leal, G. V. D. S. et al. Consumo alimentar e padrão de refeições de adolescentes, São Paulo, Brasil. Rev. bras. Epidemiol. Vol. 13. Núm. 3. p. 457-467. 2010.

-Lollo, P. C. B. Perfil dos alunos das academias de ginástica de Campinas, SP. Lecturas: Educación física y deportes. Núm.76. p. 15. 2004.

-Mazzetti, S. A.; e colaboradores. The influence of direct supervision of resistance training on strength performance. Med Sci Sports Exerc. Vol. 32. Núm. 6. p. 1175-1184. 2000. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10862549>.

-Menon, D.; Santos, J. S. D. Protein consumption by bodybuilding practitioners aiming muscle hypertrophy. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 18. Núm.1. p. 8-12. 2012.

-Myer, G. D.; e colaboradores. How Young is “Too Young” to Start Training? ACSM's health & fitness journal. Vol. 17. Núm. 5. p. 14. 2013.

-Nielsen, A.; Korzen, S.; Holm, L. Inverting the food pyramid? Social and cultural acceptability of Walter Willett's dietary recommendations among people with weight concerns. Appetite. Vol. 51. Núm. 1. p. 178-186. 2008. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18384912>.

-Philippi, S. T.; e colaboradores. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos adapted food pyramid: a guide for a right food choice. Rev. Nutr. Vol. 12. Núm. 1.p. 65-80. 1999.

-Poelman, M. P.; e colaboradores. 'I don't have to go to the gym because I ate very healthy today': the development of a scale to assess diet-related compensatory health beliefs. Public Health Nutr. Vol. 16. Núm. 2.p. 267-273. 2013. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22613780>.

-Ristow, M.; Schmeisser, S. Extending life span by increasing oxidative stress. Free Radical Biology and Medicine. Vol. 51. Núm. 2. p. 327-336. 2011.

-Rufino, V. S. Características de frequentadores de academias de ginástica do Rio Grande do Sul. Kinesis. Núm. 22.2013.

-Schneider, C. D.; Oliveira, A. D. Radicais livres de oxigênio e exercício: mecanismos de formação e adaptação ao treinamento físico. Rev Bras Med Esporte. Vol. 10. Núm. 4. p. 308-313. 2004.

-Schranz, N.; Tomkinson, G.; Olds, T. What is the effect of resistance training on the strength, body composition and psychosocial status of overweight and obese children and adolescents? A Systematic review and meta-analysis. Sports Med. Vol. 43. Núm. 9.p. 893-907. 2013. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23729196>.

-Silva, A. B.; Dalvi, L. T.; Amorim, M. F.; Raso, W. Avaliação do perfil dos frequentadores de academia do plano piloto. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Vol. 1. Núm. 2. 2012. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/17/15>

-Tarnopolsky, M. A.; Macdougall, J. D.; Atkinson, S. A. Influence of protein intake and training status on nitrogen balance and lean body mass. Journal of Applied Physiology. Vol. 64. Núm. 1.p. 187-193. 1988.

-Toral, N.; e colaboradores. Comportamento alimentar de adolescentes em relação ao consumo de frutas e verduras. Rev Nutr. Vol. 19. Núm. 3. p. 331-40. 2006.

-Zamin, T. V.; Schimanoski, V. M. Avaliação de hábitos alimentares saudáveis e uso de suplementos alimentares entre frequentadores de academias. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 4. Núm. 23. p.6. 2010. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/207/200>

Publicado
2017-02-12
Como Citar
Deus, L. A., Rosa, T. S., Simões, H. G., Moraes, M. R., Nascimento, E. F., Navarro, F., Melo, G. F., & Melo, F. A. T. (2017). Inversão da pirâmide alimentar em adolescentes praticantes de treinamento resistido: um estudo piloto. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 11(62), 176-184. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/751
Seção
Artigos Científicos - Original