Avaliação da perda hí­drica de praticantes de atividade fí­sica de duas modalidades diferentes de uma academia de São Paulo

  • Daniela D'Amico Silvestre de Castro Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva
Palavras-chave: Desidratação, Exercício, Atividade física, Sudorese

Resumo

Introdução: A prática de exercício físico proporciona o aumento da sudorese. A desidratação pode comprometer o desempenho durante o exercício e aumentar os riscos associados ao esforço e ao calor. Objetivo: Este estudo teve por objetivo calcular a perda percentual hídrica e a taxa de sudorese de praticantes de atividade física de uma academia de São Paulo. Materiais e Métodos: Foram avaliadas17 praticantes todas do sexo feminino com idade entre 20 e 50 anos, frequentadoras das aulas de Jumpe Spinning, com 40 minutos de duração. As praticantes foram pesadas em uma balança digital, antes e após a aula. Foi entregue um questionário de hidratação com 8 questões. Resultados: Os resultados mostram que, em relação à taxa de sudorese a média encontrada na aula de Jumpfoi de 6,7 mL/min e na aula de Spinning 4,4 mL/min. O sintoma mais citado foi à fadiga pós-exercicio (47,1%). Discussão: Através do questionário aplicado foi notado que a maioria 82,4% beberia água naquele momento e 52,9% não apresentaram sensação de boca seca. Conclusão: Caso as aulas fossem prolongadas, algumas das praticantes poderiam entrar em estado de desidratação, podendo chegar a uma desidratação grave.

Referências

-Carvalho, T.; Mara, L.S. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte, Vol. 9, Núm. 2, 2003, p. 49-50.

-Ferreira, F.G.; Costa, N.M.B.; Santana, A.M.C.; Marins, J.C.B. Efeito do Nível de Condicionamento Físico e da Hidratação Oral sobre a Homeostase Hídrica em Exercício Aeróbioco. Rev Bras Med Esporte. Vol. 16, Núm. 3, 2010, p. 167.

-Machado Moreira, C.A.; e colaboradores. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev Bras Med Esporte. Vol. 12, Núm. 6, 2006, p. 361-362.

-Parrela, M. M.; Noriyuki, P. S.; Rossi, L. Avaliação da perda hídrica durante treino intenso de rugby. Rev Bras Med Esporte. 2005, p. 231.

-Reis, V. A. B.; Azevedo, C. O. E.; Rossi, L. Perfil antromométrico e taxa de sudorese no futebol juvenil. Rev Bras Cineatropom Desempenho Hum, 2009, p.135-138.

-Ribeiro, N. R. Avaliação do consumo hídrico de atletas de Corrida de Aventura em provas de curta duração. Brasília, 2004, p. 5-9.

-Rossi, L.; Tirapegui, J. Avaliação antropométrica de atletas de Karatê. Rev Bras Ci e Mov. 2007, p. 42-43.

Publicado
2012-09-08
Como Citar
de Castro, D. D. S. (2012). Avaliação da perda hí­drica de praticantes de atividade fí­sica de duas modalidades diferentes de uma academia de São Paulo. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 6(33). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/319
Seção
Artigos Científicos - Original