O í­ndice de massa corporal e o conhecimento nutricional de atletas universitários masculinos de Futebol e Futsal

  • Miguel Angelo Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Priscila Antunes Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giovani dos Santos Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edson Soares Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Universitários, Futsal, Futbol, Nutrição, Antropometria

Resumo

O objetivo deste estudo de corte transversal, quantitativo e descritivo, foi verificar o í­ndice de massa corporal e o conhecimento nutricional de atletas universitários masculinos de futebol e futsal. Participaram 46 atletas universitários com idade entre 18 e 32 anos, todos do sexo masculino, sendo que 16 são atletas do futebol e 30 do futsal, e atuam nas equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A massa corporal total foi mensurada através de balança antropométrica (marca Filizola Mecânica, capacidade de 150 kg). O í­ndice de massa corporal (IMC) foi calculado a partir da fórmula peso/altura², seguindo a classificação da Organização Mundial da Saúde - OMS. Já para mensurar o conhecimento nutricional, foi usada a escala de conhecimento nutricional, adaptada e traduzida por Scagliusi e colaboradores (2006), com referência na escala utilizada pelo National Health Interview Survey Cancer Epidemiology. Após a aplicação dos questionários e aferição da massa corporal e estatura, os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel 2013, e foi realizada a estatí­stica descritiva para se obter a média, o desvio padrão e alguns percentuais. Os resultados encontrados demonstraram que os atletas universitários de futsal e futebol apresentaram em geral um ní­vel de conhecimento nutricional moderado e um IMC de classificação eutrófica. Uma intervenção nutricional e consequente maior nível de conhecimento nutricional por parte dos atletas, podem ser fatores determinantes para um melhor condicionamento fí­sico e para a melhora do desempenho dos atletas universitários.

Biografia do Autor

Miguel Angelo Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Priscila Antunes Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Nutrição pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialização em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica (2013). Possui experiência na área de nutrição esportiva e clí­nica. Foi bolsista de Avaliação Fí­sica pelo Laboratório de Pesquisa do Exercí­cio - LAPEX/ESEF. Atualmente é membro do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Fí­sica.

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciaçã£o aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Giovani dos Santos Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004). Especialista em Fisiologia do Exercí­cio (UFRGS-2007). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011) e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014). Atualmente é professor Adjunto I da Escola de Educação Fí­sica (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes. Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes. Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria. Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Fí­sica Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014). Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, International Journal Sports Medicine e Journal of Sports Science. Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores fí­sicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base. Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como o Handebol, Voleibol, Futebol, Futsal, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011). Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK).

Edson Soares Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Produção Sucroalcooleira pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Graduando do curso de licenciatura em Educação Fí­sica, bolsista de iniciação cientí­fica do grupo de pesquisa Locomotion (Mecânica e Energética da Locomoção Terrestre) da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Têm experiencia com corrida. 

Referências

-Alaunyte, I.; Perry, J. L.; Aubrey, T. Nutritional knowledge and eating habits of professional rugby league players: does knowledge translate into practice? Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol. 18. Núm. 12. p. 1-7. 2015.

-Araujo Junior, J. H.; Marques, R. F.; Costa, H. A.; Marques, K.R. M.; Almeida, R. B.; Oliveira Junior, M. N. S. Comparação do teste de rast em jogadores de futebol e futsal de nível universitário. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 6. Núm. 34. p. 367-71. 2012. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/428/420>

-Araújo, M. M. D.; Buchweitz, M. R. D. Perfil alimentar e avaliação do conhecimento nutricional de jogadoras de esportes coletivos. 2012.

-Castro, N. M. G.; Dáttilo, M.; Lopes, L. C. Avaliação do Conhecimento Nutricional de Mulheres Fisicamente Ativas e sua Associação com o Estado Nutricional. Revista Brasileirade Ciência e Esporte. Vol. 32. Núm. 1. p. 161-72. 2010.

-Jessri, M.; RashidKhani, B.; Zinn, C. Evaluation of Iranian college athletes’ sport nutrition knowledge. Int J Sport Nutr Exerc Metab. Vol. 20. p. 257-263. 2010.

-Marques, P. A.; Voser, R.C.; Tartaruga, L. A. P. Perfil antropométrico de atletas universitárias de futsal feminino conforme a função tática. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 10. Núm. 56. p. 2016-221. 2016. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/628/543>

-Matos,J. A. B.; Aidar, F. J.; Mendes,R. R.; Lômeu, L. M.; Santos, C.A.; Pains, R. Capacidade de aceleração de jogadores de futsal e futebol. Fitness & Performance Journal. Vol. 4. Núm. 7. p. 224-228. 2008.

-Médici, B. M.; Caparros, D. R.; Nacif, M. Perfil nutricional de jogadores profissionais de Futsal. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 6. Núm. 31. p. 6. 2012. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/236/262>

-Nunes, R. F. H.; Almeida, F. A. M.; Santos, B. V.; Almeida, F. D. M.; Nogas, G.; Elsangedy, H. M.; Krinski, K.; Silva, S. G. Comparação de indicadores físicos e fisiológicos entre atletas profissionais de futsal e futebol. Motriz. Vol. 18. Núm. 1. p. 104-112. 2012.

-Rêgo, J. T. P. D.; Silva, T. A. L. D.; Medeiros, R. M. V.; Barboza, R. R.; Medeiros, J. A. D.; Dantas, P. M. S.; Miranda, H. F. D. Conhecimento nutricional e estado antropométrico de atletas universitários.Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 21. Núm. 6. p. 447-450. 2015.

-SBME. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte. Vol.15. Núm. 2. 2009.

-Scagliusi, F.B.; Polacow, V.O.; Cordas, T.A.; Coelho, D.; Alvarenga, M.; Phillippi, S.T. Tradução, adaptação e avaliação psicométrica da escala de conhecimento nutricional do National health interview survey cancer epidemiology. Revista de nutrição da PUC CAMP. Vol. 19. Núm. 4. p. 425-436. 2006.

-Seabra, M. P.; Fiamoncini, R. L.; Maciel, R.; Navarro, F. Perfil antropométrico, bioquímico e nutricional de jogadores de futebol profissional de um time da cidade de Salvador-Bahia. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 3. Núm. 9. p. 7. 2011. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/101/95>

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2002.

-WHO. Non communicable diseases country profiles. Geneva, Switzerland: WHO press; 2011. URL: http://www.who.int/nmh/publications/ncd_profiles_repo rt.pdf

-World Health Organization. Physical status: The use and interpretation of anthropometry. Geneva: WHO, 1995. (WHO technical Report Series, n. 854)

-Zawila, L. G.; Steib, C. S. M.; Hoogenboom, B. The female collegiate cross-country runner: nutritional knowledge and attitudes.Journal of athletic training. Vol. 38. Núm. 1. p. 67. 2003.

Publicado
2017-06-12
Como Citar
Duarte, M. A., Marques, P. A., Voser, R. da C., Cunha, G. dos S., & Silva, E. S. (2017). O í­ndice de massa corporal e o conhecimento nutricional de atletas universitários masculinos de Futebol e Futsal. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 11(64), 501-506. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/845
Seção
Artigos Científicos - Original