Percepção do corpo, imagem corporal e práticas alimentares em bailarinas
Resumo
No ballet clássico há um padrão de corpo magro exigido para as bailarinas, assim este grupo apresenta uma auto insatisfação corporal (AIC) constante. Este estudo de natureza quali-quantitativa teve como objetivo conhecer o impacto do ballet clássico na construção do corpo, imagem corporal (IC) e práticas alimentares de bailarinas. Foram entrevistadas 10 bailarinas adultas, do sexo feminino que dançam há mais de 4 anos, participam de competições e festivais de dança e são brasileiras. Em encontros realizados virtualmente, as participantes responderam a uma entrevista semiestruturada e foi aplicada a Escala de Silhuetas. A análise dos dados quantitativos demonstrou que apenas quatro bailarinas estão satisfeitas com seus corpos, enquanto sete bailarinas demonstraram dificuldade de autopercepção da IC. Cinco bailarinas apresentaram IMC classificado como “magreza grau I”, uma em “magreza grau III” e quatro como eutrofia. A partir da análise de conteúdo, foram definidos quatro núcleos temáticos: “Começos e significados”; “A busca pela perfeição”; “Pressão de todos os lados” e “Práticas alimentares e o peso dos alimentos”. Os resultados apontam que a pressão exercida pelos professores, o uniforme do ballet, o espelho em sala de aula, as bailarinas referências e as mídias sociais influenciam a insatisfação e a distorção da IC. As práticas alimentares relatadas visam a perda de peso e a maioria não tem acompanhamento nutricional. O estudo traz elementos para a reflexão sobre questões sobre a IC, AIC e suas consequências, contribuindo para a prática de profissionais que atuem com bailarinas.
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