Estado nutricional e condições socioeconômicas e de saúde em idosos

  • Larissa Cristina Fontenelle Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.
  • Nina Rosa Mello Soares Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.
  • Simone Kelly Rodrigues Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), São Luís-MA, Brasil
  • Ana Maria Barradas Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil. Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.
  • José Algaci Lopes Silva Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.
  • Antonio Carlos Leal Cortez Laboratório de Biociências do Movimento Humano (LABIMH-UNIRIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina-PI, Brasil.
  • Maria do Carmo Carvalho Martins Departamento de Biofí­sica e Fisiologia, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-PI, Brasil.
Palavras-chave: Idosos, Estado nutricional, Saúde, Fatores socioeconômicos

Resumo

Objetivo: Avaliar o estado nutricional de idosos e sua relação com fatores socioeconômicos e comorbidades associadas. Casuí­stica e Métodos: Estudo transversal descritivo analí­tico, com abordagem quantitativa. Amostra foi constituí­da por 240 idosos assistidos na Estratégia Saúde da Famí­lia de um Hospital Regional de Teresina-PI. As informações socioeconômicas e de saúde foram coletadas por meio de entrevista. O estado nutricional foi avaliado utilizando o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Mini Avaliação Nutricional (MAN). A análise estatí­stica foi realizada por meio da aplicação dos testes de Qui-quadrado e Exato de Fisher, com ní­vel de significância de 5%. Resultados: Verificou-se que com o avançar da idade houve diminuição de sobrepeso e obesidade e aumento de baixo peso. O excesso de peso foi associado com renda mensal mais elevada, enquanto o baixo peso predominou em idosos com menor renda. A maioria dos idosos (87,1%) referiu possuir algum tipo de doença, e aproximadamente metade deles possuí­a três ou mais morbidades. Hipertensão arterial sistêmica e doenças do sistema articular (reumatismo/artrite/artrose) foram as mais referidas no grupo pesquisado. Apenas doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica apresentaram associação estatisticamente significante com o estado nutricional. Conclusão: No grupo estudado, a idade e a renda estiveram relacionadas com o estado nutricional. O excesso de peso foi frequente e associado às comorbidades doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica.

Biografia do Autor

Larissa Cristina Fontenelle, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí­ (2013) e mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí­ (2016). Atualmente é professora da Faculdade Maurí­cio de Nassau (PI). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, selênio, resistência à insulina, estresse oxidativo e hormônios tireoidianos.

Nina Rosa Mello Soares, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.

Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí­ (2016). Possui pós graduação lato sensu em Nutrição em Pediatria: da Concepção à Adolescência no Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde - IPGS (2016) e em Nutrição Clí­nica, Funcional e Estética no Centro Universitário UniNovafapi (2013) e Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí­ (2011). Foi bolsista de iniciação cientí­fica PIBIC/CNPq/UFPI (2009-2010). Tem experiência nas áreas de Nutrição Clí­nica e Experimental.

Simone Kelly Rodrigues Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), São Luís-MA, Brasil

Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI) .Graduada em Nutrição (UFPI). Graduada em Quí­mica (CEFET-PI). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Bioquí­mica de Alimentos, Bromatologia, Desenvolvimento de novos produtos pelo aproveitamento de resí­duos da cadeia agroindustrial, Análise Sensorial e Alimentos Funcionais.

Ana Maria Barradas, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil. Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.

Possui graduação em NUTRIÇÃO pela Universidade Federal do Piauí­ (2010), especialização em Controle de Qualidade de Alimentos pelo Instituto Federal do Piauí­ (IFPI), mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Tem experiência na área de Alimentos e Nutrição, com ênfase em controle de qualidade de alimentos e segurança alimentar. Atualmente é professora substituta do curso técnico em Nutrição e Dietética da SEDUC-PI e consultora e instrutora do SEBRAE-PI

José Algaci Lopes Silva, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-Piauí­, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí­ (1990), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Piauí­. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção de Grandes Culturas, atuando principalmente com: soja (nematóide de cistos), feijão-caupi e mandioca. Participa de dois programas de Pós-Graduação: Agronomia (CCA/UFPI) e Alimentos e Nutrição (CCS/UFPI), ambos como membro colaborador.

Antonio Carlos Leal Cortez, Laboratório de Biociências do Movimento Humano (LABIMH-UNIRIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina-PI, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual do Piauí­ (2005). Especialista em Gestão da Atividade Fí­sica, Nutrição e Saúde, com Habilitação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Ademar Rosado - FAR (2006). Mestre em Alimentos e Nutrição, na área de Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Piauí­ - UFPI (2012). Atualmente é professor e Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Fí­sica da Faculdade Santo Agostinho - FSA. Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Fisiologia do Exercí­cio e Treinamento Personalizado da Faculdade Santo Agostinho - FSA. Editor Júnior Cientí­fico da FIEP Bulletin, Editor da Northeast Brazilian Health Journal e revisor da Revista Cubana de Enfermerí­a. Pesquisador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana - LABIMH - UFRJ. Fisiologista da Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt. Conselheiro do Conselho Regional de Educação Fí­sica - CREF - 15. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, Atividade Fí­sica, Nutrição e Saúde, Qualidade de Vida, Nutrição Desportiva; Ergogenia, Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercí­cio, Medidas e Avaliação Fí­sica, Metodologia Cientí­fica, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. Linhas de pesquisa: Atividade Fí­sica e Saúde, Adaptações Fisiológicas ao Exercí­cio Fí­sico, Ní­vel de Atividade Fí­sica, Estado Nutricional e Distúrbios de Imagem Corporal.

Maria do Carmo Carvalho Martins, Departamento de Biofí­sica e Fisiologia, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Teresina-PI, Brasil.

Graduada em Nutrição. Possui mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia, Fisiologia e Quí­mica Medicinal) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora associada do Departamento de Biofí­sica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí­. Professora e orientadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição, e Mestrado em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí­. Professora da Faculdade de Ensino Superior de Floriano. Professora e orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Famí­lia do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Tem experiência nas áreas de Fisiologia Geral e do Exercí­cio, Farmacologia de Produtos Naturais, Nutrição e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, atividade farmacológica de plantas medicinais, toxicologia, condições de saúde de grupos populacionais e efeitos do treinamento fí­sico.

Referências

-Alvarenga, M.R.M.; Oliveira, M.A.C.; Faccenda, O.; Amendola, F. Avaliação do risco nutricional em idosos atendidos por Equipes de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP. Vol. 44. Núm. 4. p. 1046-1051. 2010.

-Alves, J.C.; Bassitt, D.P. Qualidade de vida e capacidade funcional de idosas com osteoartrite de joelho. Einstein. Vol. 11. Núm. 2. p. 209-215. 2013.

-Amarantos, E.; Martinez, A.; Dwyer, J. Nutrition and quality of life in older adults. J Gerontol. Series A. Vol. 56. suppl 2. p. 54-64. 2001.

-Andrade, F.B.; Caldas, A.F.; Kitoko, P.M.; Batista, J.E.M.; Andrade, T.B. Prevalence of overweight and obesity in elderly people from Vitória-ES, Brazil. Ciênc. saúde coletiva. Vol. 17. Núm. 3. p. 749-756. 2012.

-Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de informações de saúde (Datasus). Brasília: SUS. 2010. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/cadernosmap.htm#cadernos>.

-Brasil. Ministério da Saúde. Vigilância Alimentar e Nutricional -Sisvan: orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e informação em serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2004. p.120.

-Campos, M.A.G.; Pedroso, E.R.P.; Lamounier, J.A.; Colosimo, E.A;; Abrantes, M.M. Estado nutricional e fatores associados em idosos. Rev Assoc Med Bras. Vol. 52. Núm. 4. p. 214-221. 2006.

-Chaves, L.R.; Sousa, C.M.M.; Martins, M.C.C.; Figueiredo, M.L.F.; Ramos, C.V.; Santos, O.F.J. Estado nutricional e consumo alimentar de idosos assistidos na Estratégia Saúde da Família. Rev Enferm UFPE. Vol. 7. Núm. 12. p. 6780-6789. 2013.

-Cintra, R.M.G.; Oliveira, D.; Silva, L.M.G. Estado nutricional e ocorrência de hipertensão arterial e de diabetes em idosos residentes e não residentes em instituições geriátricas. Alim. Nutr. Vol. 23. Núm. 4. p. 567-575. 2012.

-Cortez, A.C.L.; Martins, M.C.C. Indicadores antropométricos do estado nutricional em idosos: uma revisão sistemática. UNOPAR Cient. Ciênc. biol. saúde. Vol. 14. Núm. 4. p. 271-277. 2014.

-Domingues, P.A.; Neri, A.L. Atividade física habitual, sintomas depressivos e doenças auto-relatadas em idosos da comunidade. Rev bras ativ fís saúde. Vol. 14. Núm. 3. p. 164-173. 2009.

-Fares, D.; Barbosa, A.R.; Borgatto, A.F.; Coqueiro, R.S.; Fernandes, M.H. Fatores associados ao estado nutricional de idosos de duas regiões do Brasil. Rev Assoc Med Bras. Vol. 58. Núm. 4. p. 434-441. 2012.

-Fazzio, D.M.G. Envelhecimento e qualidade de vida -uma abordagem nutricional e alimentar. Revisa. Vol. 1. Núm. 1. p. 76-88. 2012.

-Galego, B.V.; Sehnem, R.B.; Novello, D.; Santos, E.F. Mini Avaliação Nutricional (MAN) e Índice de Massa Corporal (IMC) e sua associação com hipertensão arterial em idosos fisicamente ativos. Uniciências. Vol. 17. Núm. 1. p. 11-15. 2014.

-Guigoz, Y. The Mini Nutritional Assessment (MNA®) Review of the literature -what does it tell us?J Nutr Health Aging. Vol. 10. Núm. 6. p. 466-487. 2006.

-Ikeoka, D.; Mader, J.K.; Pieber, T.R. Adipose tissue, inflammation and cardiovascular disease. Rev Assoc Med Bras. Vol. 56. Núm. 1. p. 116-121. 2010.

-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período 1980-2050 -Revisão 2008. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica. Rio de Janeiro. 2008. p. 93.

-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estudos e pesquisas informação demográfica -Síntese de indicadores sociais, 2004. Rio de Janeiro. 2005. p. 359.

-Jobim, E.F.C.; Souza, V.O.; Cabrera, M.A.S. Causas de hospitalização de idosos em dois hospitais gerais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Acta Sci Health Sci. Vol. 32. Núm. 1. p. 79-83. 2010.

-Lopes, H.F. Hipertensão e inflamação: papel da obesidade. Rev Bras Hipertens. Vol. 14. Núm. 4. p. 239-244. 2007.

-Magro, M.; Rodrigues, M.G.G.; Hack, J.; Santos, M.D.; Chiconatto, P.; Melhem, A.R.F.; Kühl, A.M.; Vieira, R.L.D. Estado nutricional de idosas e variáveis associadas com o recebimento de benefício social. Rev Ciênc Saúde. Vol. 6. Núm. 2. p. 110-117. 2013.

-Melo, M.M.; Araújo, B.; Amado, J.C.; Araújo, A.M.; Rodrigues, B.; Melo, J. Estado nutricional e prática de atividade física em idosos institucionalizados. In: Anais do VIII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem. Fortaleza. p. 424-425. 2013.

-Moraes,E.N. Atenção à saúde do idoso: aspectos conceituais. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde. 2012. p. 98.

-Nascimento, C.M.; Ribeiro, A.Q.; Cotta, R.M.M.; Acurcio, F.A.; Peixoto, S.V.; Priore, S.E.; Franceschini, S.C.C. Estado nutricional e fatores associados em idosos do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol. 27. Núm. 12. p. 2409-18. 2011.

-Nunes, D.P.; Nakatani, A.Y.K.; Silveira, E.A.; Bachion, M.M.; Souza, M.R. Capacidade funcional, condições socioeconômicas e de saúde de idosos atendidos por equipes de Saúde da Família de Goiânia-GO, Brasil. Ciênc. saúde coletiva. Vol. 15. Núm. 6. p. 2887-2898. 2010.

-Paulo, D.L.V.; Yassuda, M.S. Queixas de memória de idosos e sua relação com escolaridade, desempenho cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade. Rev Psiq Clín. Vol. 37. Núm. 1. p. 23-26. 2010.

-Pereira, R.J.; Cotta, R.M.M.; Franceschini, S.C.C.; Ribeiro, R.C.L.; Tinoco, A.L.A.; Rosado, L.E.F.P.L.; Campos, M.T.F.S. Análise do perfil socios sanitário de idosos: a importância do Programa de Saúde da Família. Rev Med Minas Gerais. Vol. 20. Núm. 1. p. 5-15. 2010.

-Ramos, L.J.; Pizzato, A.C.; Ettrich, B.; Melnik, C.S.; Goldim, J.R. Aspectos éticos e nutricionais em uma amostra de idosos institucionalizados e não-institucionalizados. Rev HCPA. Vol. 32. Núm. 2. p. 223-226. 2012.

-Rosset, I.; Roriz-Cruz, M.; Santos, J.L.F.; Haas, V.J.; Fabrício-Wehbe, S.C.C.; Rodrigues, R.A.P. Diferenciais socioeconômicos e de saúde entre duas comunidades de idosos longevos. Rev Saúde Pública. Vol. 45. Núm. 2. p. 391-400. 2011.

-Silveira, E.A.; Kac, G.; Barbosa, L.S. Prevalência e fatores associados à obesidade em idosos residentes em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil: classificação da obesidade segundo dois pontos de corte do índice de massa corporal. Cad. Saúde Pública. Vol. 25. Núm. 7. p. 1569-1577. 2009.

-Sousa, S.S.; Oliveira, O.S.; Oliveira, F.S.; Holanda, M.A.G.; Almeida, P.C.; Machado, A.L.G. Estudo dos fatores sociodemográficos associados à dependência funcional em idosos. Rev Enferm UFPI. Vol. 2. Núm. 1. p. 44-48. 2013.

-Spinelli, R.B.; Zanardo, V.P.S.; Schneider, R. H. Avaliação nutricional, pela Miniavaliação Nutricional, de idosos independentes institucionalizados e não institucionalizados em uma cidade da região norte do Rio Grande do Sul. RBCEH. Vol. 7. supl.1. p. 47-57. 2010.

-Tavares, D.M.S.; Cortês, R.M.; Dias, F.A. Qualidade de vida e comorbidades entre os idosos diabéticos. Rev. enferm. UERJ. Vol. 18. Núm. 1. p. 97-103. 2010.

-Teixeira, S.D.C.; Coutinho, R.C.N.C.; Coelho, R.L.; Ribeiro, S.V.; Barbosa, L.S. Excesso de peso em idosos residentes em instituições de longa permanência de Goiânia, Goiás. Brasília méd. Vol. 49. Núm. 4. p. 250-257. 2012.

-Torres, G.V.; Reis, L.A.; Reis, L.A.; Fernandes, M.H. Características sociodemográficas e de saúde de idosos dependentes residentes em domicílio. REpS. Vol. 10. Núm. 2. p. 12-17. 2009.

-Veras, R.P. Experiências e tendências internacionais de modelos de cuidado para com o idoso. Ciênc. saúde coletiva. Vol. 17. Núm. 1. p. 231-238. 2012.

Publicado
2018-07-06
Como Citar
Fontenelle, L. C., Soares, N. R. M., Lima, S. K. R., Barradas, A. M., Silva, J. A. L., Cortez, A. C. L., & Martins, M. do C. C. (2018). Estado nutricional e condições socioeconômicas e de saúde em idosos. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 12(71), 353-363. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1044
Seção
Artigos Científicos - Original