Conhecimento nutricional, perfil alimentar e estado nutricional de jogadores universitários de Futsal

  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Giovani dos Santos Cunha Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Priscila Antunes Marques Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Miguel Ângelo Dos Santos Duarte Junior Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Gabriel Alves Aimi Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Alexandre Patz Hein Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Nutrição, Inquéritos nutricionais, Atletas, Saúde

Resumo

Introdução: O futsal é um esporte muito praticado no Brasil, atletas brasileiros são reconhecidos internacionalmente, tem como caracterí­stica ser um esporte de invasão e ocupa um papel muito importante entre os esportes coletivos difundidos nas universidades. O esporte universitário é considerado uma manifestação esportiva de performance. Atualmente conta com o acompanhamento da média, o interesse de financiadores e a integração da esfera pública e privada ao esporte. Nesse sentido, um bom rendimento em treinos e competições requer uma vida ativa e saudável, com alimentação adequada, treinos e perí­odos de descanso. Diversos estudos têm buscado estabelecer recomendações relativas ao consumo nutricional e estratégias dietéticas que possam otimizar o desempenho. E junto a isso, nas últimas décadas, pesquisas avaliaram o quanto o conhecimento nutricional das pessoas tem sido refletido nas práticas alimentares. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento nutricional, o perfil alimentar e o estado nutricional de jogadores universitários de futsal. Métodos: Participaram 39 atletas, sendo 21 homens e 18 mulheres, idade entre 17 e 32 anos, de uma equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram avaliados: conhecimento nutricional, consumo alimentar, í­ndice de massa corporal e percentual de gordura corporal. Resultados: Uma análise descritiva com média, desvio padrão e percentuais, demonstrou que ambos os sexos foram classificados como eutróficos e de moderado conhecimento nutricional. Além disso, os alimentos saudáveis foram mais frequentes no sexo masculino. Conclui-se que a amostra teve moderado conhecimento nutricional e que a alimentação sofre influências das atividades acadêmicas.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 2 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é professor do Programa de Pós Graduação e coordenador da Comissão de Graduação COMGRAD - ESEFID/UFRGS. É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Giovani dos Santos Cunha, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004). Especialista em Fisiologia do Exercí­cio (UFRGS-2007). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011) e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014). Atualmente é professor Adjunto II da Escola de Educação Fí­sica (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes. Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes. Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria. Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Física Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014). Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, International Journal Sports Medicine e Journal of Sports Science. Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores físicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base. Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como o Handebol, Voleibol, Futebol, Futsal, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011). Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK).

Priscila Antunes Marques, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), graduação em Nutrição pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialização em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica (2013). Possui experiência na área de nutrição esportiva e clí­nica. Foi bolsista de Avaliação Fí­sica pelo Laboratório de Pesquisa do Exercí­cio - LAPEX/ESEF. Ex-membro do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Fí­sica. Bolsista de iniciação científica na UFRGS, e atualmente mestranda do programa de pós graduação em ciências do movimento humano pela Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança - UFRGS.

Miguel Ângelo Dos Santos Duarte Junior, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Gabriel Alves Aimi, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Durante a graduação trabalhou como bolsista de extensão nos seguintes projetos: Caminhada Orientada (2010,2011e 2012) e Projeto Esporte-Futsal como treinador da equipe de futsal da UFRGS (2013). Atleta de futsal desde pequeno, teve experiências como profissional na Itália.Trabalhou como professor nas colônias de férias do clube Associação Atlética Banco do Brasil (2013-2017). Atualmente cursa Educação Fí­sica - Licenciatura na mesma universidade (UFRGS).Trabalha desde 2014 como professor\treinador da Escolinha de Futsal do Colégio La Salle Dores, bem como é estagiário de coordenação de turno do mesmo colégio. Trabalha também como bolsista PIBID (subprojeto Educação Fí­sica) na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Alexandre Patz Hein, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Bacharel em Educação Fí­sica, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. È pesquisador nos campos de " Competições infantis no futebol " e " Motivação e Competitividade no futebol infanto-juvenil " no grupo de pesquisa em Pedagogia do Esporte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de futsal e futebol, tendo sido atleta profissional de futsal.

Referências

-Almagià, A. F.; Rodríguez, R. F.; Barraza, G. F. O.; Arce, P. J. L.; Aguilera, C. A. J. Perfil antropométrico de jugadoras chilenas de futbol femenino. International Journal of Morphology. Vol. 26.p. 817-821. 2008. Disponível em:<http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022008000400006>

-Alves Filho, G. L; Paixão, L. B.B.; Almeida, T. S.; Silva, I. A. S.; Gomes, A. L. M. Antropometria e a Somatotipologia de Atletas de Futsal do Gênero Feminino da Cidade de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 6. p. 111-116. 2007. Disponível em:<http://www.editorafontoura.com.br/periodico/vol-6/Vol6n1-2007/Vol6n1-2007-pag-111a116/Vol6n1-2007-pag-111a116.pdf>

-Andrews, M. C.; Itsiopoulos, C. Room for Improvement in Nutrition Knowledge and Dietary Intake of Male Football (Soccer) Players in Australia. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Vol. 26. Num. 1. p. 55-64. 2016. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26251549>

-Araújo, M. M. D. Perfil alimentar e avaliação do conhecimento nutricional de jogadoras de esportes coletivos. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Alimentos) –Programa de Pós Graduação Nutrição, UFPel, Pelotas, 2012. Disponível em:<http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/123456789/2214>

-Braggion, G. F.; Matsudo, S. M. M.; Matsudo, V. K. R.; Consumo alimentar, atividade física e percepção da aparência corporal em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 8. p. 15-21. 2000. Disponível em:<https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/350>

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional –SISVAN na assistência à saúde. Brasília: (Série B. Textos Básicos de Saúde) Ministério da Saúde, p. 61, 2008. Disponível em:<http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/protocolo_sisvan>

-Brozeck, J.; Anderson, J. T.; Keys, A. Densitometric analysis of body composition: revision of some quantitative assumptions. Annals of theNew York Academy of Sciences. Vol. 110. Num. 1. p. 113-140. 1963. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/14062375/>

-Campeiz, J. M. Futebol: Estudo da alteração de diferentes variáveis anaeróbias e da composição corporal em atletas profissionais durante um macrociclo de treinamento. Dissertação (Mestrado) –Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, 2001. Disponível em:<http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1078&listaDetalhes%5B%5D=1078&processar=Processar>

-Cyrino, E. S.;AltimarI, L. R.; Okano, A. H.; Faria, C. C. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol.10. p. 41-46. 2002. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/283529887_Efeitos_do_treinamento_de_futsal_sobre_a_composicao_corporal_e_o_desempenho_motor_de_jovens_atletas_Indiv'iduos_e_metodos_Sujeitos>

-Daronco, L. S. E.; Moro, V. L.; Warth, L. C.; Borges, L. L.; Martelli, P. Y.; Cardoso, G. S.; Ferro, D. S.; Cancian, L. R. Efeito de 12 semanas de treinamento sobre variáveis antropométricas em atletas de futsal feminino. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd150/treinamento-em-atletas-de-futsal-feminino.htm>.

-Dattilo,M.; Kuroda, A. P.; Furlanetto, P.; Nicastro, H.; Coimbra, P. C. F. C.; Simony, R. F. Conhecimento nutricional e sua associação com o índice de massa corporal. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr. v. 34, n.1, p. 75-84, 2009.Disponível em:<http://sban.cloudpainel.com.br/files/revistas_publicacoes/216.pdf>

-De Lima, P. D.; Abrahao, E. R.; Garcia, F. R.; Navarro, F. Aplicação da escala de conhecimento nutricional em atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 4. Num. 22. p. 297-303. 2010. Disponível em:<http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/194>

-De Souza, J. V.; Bastos, T. P. F.; De Oliveira, M. D. F. A. Perfil dos alunos universitários dos cursos de educação física e fisioterapia em relação à alimentação e a atividade física. Revista Práxis. Vol. 6. Num. 11. Disponível em:<http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/11/103-113.pdf>

-Drust, B.; Reilly, T.; Cable, N. T. Physiological responses to laboratory-based soccer-specific intermittent and continuous exercise. Journal of Sports Sciences. Vol. 18. p. 885-892. 2000. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11144865>

-Dupont, G.; Akakpo, K.; Berthoin, S. The effect of inseason, high-intensity interval training in soccer players. Journal of Strength and Conditioning Research. Vol. 18. p. 584-589. 2004. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15320689>

-Fagundes, M. M.; Boscaini, C. Perfil Antropométrico e Comparação de Diferentes Métodos de Avaliação da Composição Corporal de Atletas de Futsal Masculino. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 8. p. 110-119. 2014. Disponível em:<http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/441>

-Ferreira, A. M. D.; Ribeiro, B. G.; Soares, E. D. A. Consumo de carboidratos e lipídios no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 7. p. 67-74. 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922001000200005>

-Garret, J. R.; William, E.; Kirkendall, D. T. A ciência do exercício e dos esportes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

-Guerra, I.; Soares, E. D. A.; Burini, R. C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 7. p. 200-206. 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922001000600003&script=sci_abstract&tlng=pt>

-Heaney, S.; O’connor, H.; Michael, S.; Gifford, J.; Naughton, G. Nutrition knowledge in athletes: a systematic review. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Vol. 21. Num. 3. p. 248-261. 2011. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21719906>

-Hoff, J. Training and testing physical capacities for elite soccer players. Journal of Sports Sciences. Vol. 23. p. 573-582. 2005. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16195006>

-Mantovani, T.V.L.; e colaboradores. Composição corporal e limiar anaeróbio de jogadores de futebol das categorias de base. Rev Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 17. Num. 1.p. 25-33. 2008. Disponível em:<http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1209/902>

-Mcardle, W. D.; Katch, F. I.; Katch, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2003.

-Mezzadri, F. M.; Wanderley, M. J. R. Esporte universitário brasileiro: Uma leitura a partir de suas relações com Estado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 31. p. 131-148. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892010000300009&script=sci_abstract&tlng=pt>

-Monteiro, M. R. P.; Andrade, M. L. O.; Zanirati, V. F.; Silva, R. R. Hábito e consumo alimentar de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista de APS. Vol. 12. Num. 3. 2009. Disponível em:<https://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/173>

-Panza, V. P.; Coelho, M. S. P. H.; Di Pietro, P. F., Assis, M. A. A. D.; Vasconcelos, F. D. A. G. D. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Revista de Nutrição. Vol. 20. p. 681-692. 2007. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732007000600010&script=sci_abstract&tlng=pt>

-Queiroga, M.R.; Romanzini, M. Perfil antropométrico de atletas de futsal feminino de alto nível competitivo conforme a função tática desempenhada no jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 7. p. 30-34. 2005. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3780>

-Rêgo, J. T. P.; Silva, T. A. L.; Medeiros, R. M. V.; Dantas, P. M. S.; Miranda, H. F. D. Conhecimento nutricional e estado antropométrico de atletas universitários. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 21. p. 447-450. 2015. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922015000600447&script=sci_abstract&tlng=pt>

-Reilly, T. An ergonomics model of the soccer training process. Journal of Sports Sciences. Vol. 23. p. 561-572. 2005. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16195005>

-Rodrigues, A. L. P.; Neto, A. A. S.; Marques, S. M. F.; Balzano, O. N. Avaliação do nível de conhecimento tático declarativo de atletas Universitários de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 9. Num. 32. p. 77-83. 2016. Disponível em:<http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/457/391>

-Sapata, K. B.; Fayh, A. P. T.; Oliveira, A. D. Efeitos do consumo prévio de carboidratos sobre a resposta glicêmica e desempenho. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 12. p. 189-194. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000400005>

-Sartori, R. F.; Prates, M. E. F.; Tramonte, V. L. G. C. Hábitos alimentares de atletas de futsal dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física da Universidade Estadual de Minas Gerais. Vol. 13. p. 55-62. 2002. Disponível em:<http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3656>

-Scagliusi, F. B.; Polacow, V.O.; Cordas, T.A.; Coelho, D.; Alvarenga, M.; Phillippi, S. T. Tradução, adaptação e avaliação psicométricada escala de conhecimento nutricional do National health interview survey cancer epidemiology. Revista de Nutrição da PUC Campinas. Vol. 19. Num. 4. p. 425-436. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000400002&script=sci_abstract&tlng=pt>

-Soares, B. M.; Chagas, M. E. E.; Sehnem, R. C.; Círico, D. Avaliação da ingestão calórica e composição corporal de atletas de futsal feminino do município de Guarapuava-PR. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 8. p. 129-141.2016. Disponível em:<http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/401>

-Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v15n3s0/v15n3s0a01.pdf>

-Souza, M. V. D.; Tirapegui, J. Os atletas atingem as necessidades nutricionais de carboidratos em suas dietas? Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr. Vol. 29. p. 121-140. 2005. Disponível em:<http://sban.cloudpainel.com.br/files/revistas_publicacoes/96.pdf>

-Starepravo, F. A.; Reis, L.; Mezzadri, F. M.; Marchi, W. O esporte universitário no Brasil: uma interpretação a partir da legislação esportiva. Esporte e Sociedade. Vol. 5. p. 11-14. 2010. Disponível em:<http://novo.cev.org.br/biblioteca/o-esporte-universitario-no-brasil-uma-int-erpretacao-a-partir-da-legislacao-esportiva/>

-Stolen, T.; Chamari, K.; Castagna, C.; Wisloff, U.; Stolen, T. Physiology of soccer: an update. Sports Medicine. Vol. 35. p. 501-536. 2005. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15974635>

-Sureira, T. M.; Pedrezini, A. M. Correlação entre sinais de deficiência e consumo de micronutrientes em atletas amadores de futsal masculino. In: 10º Congresso SBAN. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr. São Paulo, 2009.

-Svensson, M.; Drust, B. Testing soccer players. Journal of Sports Sciences. Vol. 23. p.

-618. 2005. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16195009>

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K.; Silverman, S. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed. Porto Alegre, 2002.

Publicado
2018-07-15
Como Citar
Voser, R. da C., Cunha, G. dos S., Marques, P. A., Duarte Junior, M. Ângelo D. S., Aimi, G. A., & Hein, A. P. (2018). Conhecimento nutricional, perfil alimentar e estado nutricional de jogadores universitários de Futsal. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 12(71), 394-403. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1059
Seção
Artigos Científicos - Original