Avaliação do perfil de praticantes de atividade fí­sica de uma academia do interior de São Paulo em relação ao uso de suplementos

  • Ariana do Nascimento Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva. Bacharel em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP
  • Camila Pedrina João Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica: Nutrição Esportiva. Bacharel em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP
Palavras-chave: Suplementos, Nutricionista, Academia, Atividade física

Resumo

Mesmo havendo muitas controvérsias sobre o uso de suplementos, cada vez mais se observa o uso dos mesmos, principalmente por freqüentadores de academia. Com o objetivo de avaliar o consumo e motivo do consumo dos suplementos por esta população, foi estudada uma amostra de 147 praticantes de atividade física. Verificou-se que 70% do grupo estudado são adultos com nível superior. Do grupo estudado 59,8% consumia algum tipo de Suplemento Nutricional, sendo 71,6% de gênero masculino e 28,4% de gênero feminino. Começaram a utilizar os suplementos com a finalidade de ganhar massa muscular 84% e com a finalidade de além do ganho de massa também perder peso, apenas 16%. Da amostra estudada, 45,5% tiveram indicação sobre o uso dos suplementos nas lojas especializadas e 18,2% consultaram uma nutricionista especializada na área. Os suplementos são utilizados diariamente por 100% do grupo estudado. Um fator importante que nos chamou à atenção neste estudo foi o fato de apenas 15,3% relatarem que a pratica de atividade é em beneficio da saúde. Diante do elevado consumo de suplementos e a facilidade com que são adquiridos, é preocupante sob o ponto de vista nutricional a falta de esclarecimento sobre o uso destas substancias e suas conseqüências. Além disso, a venda e recomendações são feitas por profissionais não especializados.

Referências

Araújo, A.C.M.; Soares, Y.N.G. Perfil de utilização de repositores protéicos nas academias de Belém, Pará. Rev. Nutr., Campinas. Num. 12. Vol. 1. jan./abr., 1999. p. 5-9.

Carvalho T.: e colaboradores. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev. Bras. Med. Esp. Vol. 9, Num. 2. 2003. p. 1-13.

Castro, A.L. Culto ao corpo e sociedade: mídia, cultura de consumo e estilos de vida. 183p. Tese de doutorado – Instituto de Filosofia e ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. 4. Costa, S.P.V.; Guidoto, E.C.; Camargo, T.P.P.; Uzunian, L.G.; Furlan, R.V. Distúrbios da imagem corporal e transtornos alimentares em atletas e praticantes de atividade física. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires. Vol. 12. Num. 114. Nov, 2007.

Krumbach, C.J.; Ellis, D.R.; Driskell, J.A. A report off vitamin and mineral supplement use among university athletes in a division institution. Int. J.Sport Nutr. Num. 9. 1999. p. 416-425.

Lollo, P.C.B.; Tavares, M.C.G.C.F. Perfil dos consumidores de suplementos dietéticos nas academias de ginástica de Campinas. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, Acesso em 12/01/2009.

Pereira, R.F.; Lajolo, F.M; Hirschbruch, M.D. Consumo de suplementos por alunos de academia de ginástica em São Paulo. Rev. Nutr. Vol. 16. Num. 3. jul./set. 2003. p. 263-272.

Rocha, L.P.; Pereira, M.V.L. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercícios físicos em academias. Rev. Nutr., Campinas. Vol. 11. Num. 1. jan./jun. 1998. p. 76-82.

Santos, M.A.A.; Santos, R.P. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo. Vol. 16. Num. 2. jul/dez. 2002. p. 174-185.

Tahara, A.K.; Schwartz, G.M.; Silva, K.A. Aderência e manutenção da pratica de exercícios em academia. Rev. Bras. De Ciência e Movimento, Brasília. Vol. 11. Num. 4. out./dez. 2003. p.

Publicado
2012-01-10
Como Citar
do Nascimento, A., & João, C. P. (2012). Avaliação do perfil de praticantes de atividade fí­sica de uma academia do interior de São Paulo em relação ao uso de suplementos. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 3(14). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/112
Seção
Artigos Científicos - Original