Nutrição esportiva como componente curricular nos cursos de Nutrição e Educação Física da região Norte do Brasil

  • Thais Rayara dos Santos Mendonça Programa de pós-graduação em Nutrição Clínica e Esportiva, Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN), Goiânia-GO, Brasil
  • Jessica Regina Perin Programa de pós-graduação em Saúde da Família e Comunidade, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA), Palmas,-TO, Brasil
  • Ana Paula dos Santos Rodrigues Nutricionista da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Tatienne Neder Figueira da Costa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.
Palavras-chave: Currículo, Ensino, Nutrição, Exercício

Resumo

A prática de exercício físico e alimentação saudável com a finalidade de melhorar o desempenho esportivo tem crescido e junto a necessidade por profissionais devidamente capacitados a atuar nessa área. Assim, a inclusão da disciplina Nutrição no Esporte na matriz curricular dos cursos de Graduação em Nutrição e Educação Física faz-se necessária. Este estudo objetivou caracterizar a disciplina de Nutrição no Esporte nos cursos de Graduação em Nutrição e Educação Física da Região Norte do Brasil. Foram avaliados somente os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação. As Instituições foram selecionadas através da Base de Dados do Sistema de Regulação do Ensino Superior – Sistema e-MEC, considerando-se a presença ou não da disciplina Nutrição Esportiva e sua caracterização como denominação; natureza (obrigatória ou optativa); carga horária e período ministrado. A maioria dos cursos de Nutrição (88,9%) oferta a disciplina, percentual maior que nos cursos de Educação Física (56,5%). Comportamento similar foi observado em relação à natureza de sua ofertada, sendo obrigatória em 88,2% dos cursos de Nutrição e 77,0% na Educação Física. Ambos os cursos apresentaram ampla variabilidade no período de oferta, bem como em sua carga horária total (maior na Educação Física) e sua subdivisão entre teórica e prática. Conclui-se que há diferenças intra e inter-cursos consideráveis em relação à disciplina de Nutrição Esportiva e que demandam uma avaliação qualitativa a fim de investigar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e consequente capacitação nesta área.

Referências

-Biesek, S.; Alves, L.A.; Guerra, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Manole. 2005. p. 506.

-Conselho Federal de Nutricionistas. Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil. CFN. Brasília. 2018.

-Conselho Regional de Nutricionistas. 2ª Região. Nutrição na Prática Esportiva. Revista CRN 2. Vol. 28 Janeiro/Abril. 2012.

-Freitas, S.M.; Santiago, S.; Viana, T.; Leão, A.C.; Freyre, C. Aspectos motivacionais que influenciam a adesão e manutenção de idosos a programas de exercícios físicos. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 9. Num. 1. 2007. p. 92-100.

-IHRSA Global Report. Global Health Club Industry Posts Growth. International Health, Racquet & Sports club Association. 2016: 21-26.

-Nascimento, M.V.S.; Raposo, O.F.F.; Brito, C.J.; Mendes Netto, R.S.; Conhecimento em nutrição de instrutores de musculação do município de Aracaju-SE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 35. Num. 4. 2013. p. 1051-1070.

-Resolução CFN Nº 600, de 25 de fevereiro de 2018. Conselho Federal de Nutricionistas. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Brasília, DF; 2018.

-Resolução CNE/CES Nº 5, de 07 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Nutrição. Brasília DF: Ministério da Educação; 2001.

-Resolução CNE/CES Nº 7, de 31 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, DF: Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de abril de 2004.

Publicado
2019-09-19
Como Citar
Mendonça, T. R. dos S., Perin, J. R., Rodrigues, A. P. dos S., & da Costa, T. N. F. (2019). Nutrição esportiva como componente curricular nos cursos de Nutrição e Educação Física da região Norte do Brasil. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 13(81), 611-616. Recuperado de http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1389
Seção
Artigos Científicos - Original