Estado nutricional, ní­vel de atividade fí­sica e aptidão fí­sica relacionada á saúde de estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Porto Alegre

  • Gabriel Alves Aimi Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Miguel Angelo dos Santos Duarte Junior Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Priscila Antunes Marques Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Alexandre Patz Hein Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Marcelo Francisco da Silva Cardoso Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Giovani dos Santos Cunha Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Anelise Reis Gaya Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.
Palavras-chave: Estado Nutricional, Atividade Física, Aptidão Física, Crianças

Resumo

Introdução: O aumento de crianças e adolescentes com excesso de peso, baixos ní­veis de atividade fí­sica e de aptidão fí­sica relacionada à saúde tem se tornado uma preocupação para entidades de saúde e ambiente escolar. Objetivo: Avaliar o estado nutricional, o ní­vel de atividade fí­sica e aptidão fí­sica relacionada à saúde de escolares, dos anos finais do Ensino Fundamental. Materiais e Métodos: Foi desenvolvido um estudo descritivo, com corte transversal, com 173 alunos, de ambos os sexos, em uma escola privada de Porto Alegre. Foram avaliados o IMC (í­ndice de massa corporal), a RCE (relação cintura estatura) e o %GC (percentual de gordura), ní­vel de atividade fí­sica, prática de atividade esportiva extracurricular, aptidão fí­sica relacionada à saúde. Para análise dos dados foi utilizada estatí­stica descritiva e para análise inferencial foi utilizado o teste t independente, teste qui-quadrado, análise de covariância, teste r de Pearson, sendo o ní­vel de significância de p<0,05. Resultados: Em ao IMC e RCE a maior parte dos estudantes foi classificada na "Zona Saudável" e %GC "Não Elevado". Ao analisar o ní­vel de atividade fí­sica, o número de "Ativos" foi superior (79,2%). Na aptidão cardiorrespiratória, 79,7% das meninas se encontram na "Zona de Risco à Saúde". Os meninos que praticam atividade esportiva extracurricular apresentaram melhores ní­veis de aptidão cardiorrespiratória. As meninas melhores desempenho no teste de flexibilidade. Conclusão: Meninos são mais "Ativos" que as meninas, melhores ní­veis de aptidão cardiorrespiratória e maior resistência abdominais, enquanto as meninas destacaram-se na flexibilidade. Ainda, 30% dos escolares apresentaram excesso de peso.

Biografia do Autor

Gabriel Alves Aimi, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com inicio em 2017/2; Graduando em Licenciatura em Educação Fí­sica desde 2016/2 pela UFRGS; Bacharel em Educação Fí­sica pela UFRGS, em 2014; Durante a graduação trabalhou como bolsista de extensão nos projetos: Caminhada Orientada (2010, 2011, 2012) e Projeto Esporte-Futsal como treinador da equipe de futsal da UFRGS (2013); Atleta de futsal desde pequeno, teve experiências como profissional na Itália; Trabalhou como professor nas colônias de férias do clube Associação Atlética Banco do Brasil - AABBPOA (2013-2017); Em 2017 foi estagiário no setor de coordenação de turno do Colégio La Salle Dores e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (subprojeto Educação Fí­sica) na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Miguel Angelo dos Santos Duarte Junior, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Mestre em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019) com perí­odo sanduíche na Universidad Autônoma de Madrid (Espanha); Bacharel em Nutrição - UNISINOS (2014); Graduando em Educação Fí­sica - ESEFID/UFRGS (2016); Membro do grupo de pesquisa Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br UFRGS); Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação; Experiência como bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade, Bolsista de Iniciação Cientí­fica BIC-UFRGS e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID; Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK - I); Tem como áreas de interesse o esporte, a atividade fí­sica, a nutrição esportiva e a educação nutricional; Atualmente desenvolve pesquisas com a Educação Fí­sica Escolar e os Hábitos Alimentares, participa do projeto de pesquisa/extensão Esporte e saúde na escola, com o objetivo de promover aulas de educação fí­sica ativas, concentradas em desenvolver a formação corporal e as experiências da cultura corporal do movimento, juntamente com atividades de educação nutricional na escola.

Priscila Antunes Marques, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica, Licenciatura (2017) e Bacharelado (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Física (2013); Mestre em ciências do movimento humano pelo programa de pós graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019); Atualmente trabalha com ginástica artí­stica e grupo de corrida.

Alexandre Patz Hein, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com inicio em 2018/2; Bacharel em Educação Fí­sica, formado no ano de 2016 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Graduando em Licenciatura em Educação Fí­sica desde 2016/2 pela UFRGS; Durante a graduação trabalhou como bolsista nos projetos: Monitoria das disciplinas de Futsal (2012 - 2016) e Futebol (2017/1); grupo de pesquisa em Pedagogia do Esporte (2015-2016) com foco em Competições Esportivas Infantis, coordenado pelo Professor Doutor Carlos Adelar Abaí­de Balbinotti; professor auxiliar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID atuando em duas Escolas estaduais (2016 - 2017); e, foi bolsista do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ, coordenado pelo Professor Doutor Rogério da Cunha Voser; Tem experiência na área de futsal e futebol, tendo sido atleta profissional de futsal no ano de 2015. Atualmente trabalha na área de Recreação Infanto-juvenil no Condomí­nio Las Dunas de Xangri-lá e é treinador bolsista da equipe de Futsal Masculino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha (1985); especialização em Treinamento Fí­sico Desportivo na UFRGS (1986); especialização em Metodologia do Ensino da Educação Fí­sica e Esportes na UFRGS (1996); mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); Doutorado em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (2017); Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Tem experiência na área de Educação Fí­sica escolar ensino fundamental e médio, ensino, avaliação e treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, avaliação da aptidão fí­sica para saúde, avaliação do rendimento esportivo, cineantropometria. Participa como membro pesquisador de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela UFRGS: Grupo de Estudos em Esporte GEE; NP3 - Esporte - Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte.

Giovani dos Santos Cunha, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004); Especialista em Fisiologia do Exercí­cio (UFRGS-2007); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007); Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011); Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014); Atualmente é professor Adjunto II da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes; Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes; Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria; Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Fí­sica Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014); Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, Journal of Sports Science, Pediatric exercise Science, International Journal Sports Medicine; Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores fí­sicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base; Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011); Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK).

Anelise Reis Gaya, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Professora Adjunta da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS; Possui graduação em Educação Fí­sica/Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2000); Mestre em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2004); Doutora em Atividade Fí­sica e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010); Realizou estágio de Pós-doutoramento na Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Foi Professora Visitante da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) durante o ano de 2013; Além disso é membro da Equipe de Investigação da Faculdade de Desporto Universidade do Porto e Coordenadora Cientí­fica da Equipe de Pesquisa do Projeto Esporte Brasil; Atua principalmente nas subárea de educação fí­sica escolar, atividade fí­sica, aptidão fí­sica e saúde, obesidade e doenças cardiovasculares com ênfase na população infanto-juvenil. Ministrou aulas no Pós-Graduação de Promoção da Saúde da Universidade Santa Cruz do Sul nas disciplinas de Bioestatí­stica, Metodologia da Pesquisa e Epidemiologia e na Graduação e Licenciatura - Supervisão de Estágios e Trabalho de Conclusão.

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006; Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998; Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990; Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988; Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999; Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA; Tem experiência em escolas do municí­pio e particular; Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização; Atualmente é Professor Associado ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2; Na mesma Instituição é professor e orientador no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano onde ministra as disciplinas de Estudos Avançados em Esporte e Rendimento, Bases Metodológicas da Iniciação Esportiva: planejamento, desenvolvimento e avaliação e Estudos Dirigidos Programados. É diretor do Lapex - Laboratório de Pesquisa e Exercí­cio da ESEFID/UFRGS; é um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ; É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS; Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal; Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação); Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princípios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

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Publicado
2021-05-20
Como Citar
Aimi, G. A., Duarte Junior, M. A. dos S., Marques, P. A., Hein, A. P., Cardoso, M. F. da S., Cunha, G. dos S., Gaya, A. R., & Voser, R. da C. (2021). Estado nutricional, ní­vel de atividade fí­sica e aptidão fí­sica relacionada á saúde de estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Porto Alegre. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 14(85), 121-135. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1608
Seção
Artigos Científicos - Original