GRACIE, Rorion. A Dieta Gracie: o segredo dos campeões. São Paulo: Benvirá, 2012. Um ponto de partida para uma análise epistemológica da Ciência da Nutrição

  • Julio Fontana História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/UFRJ
Palavras-chave: Nutrição, Dieta Gracie, Epistemologia

Resumo

A família Gracie é mundialmente conhecida pelos seus feitos no mundo das artes marciais. Carlos e Hélio Gracie foram os precursores do jiu jitsu, uma arte marcial que se mostrou fundamental na composição do leque de armas necessárias a uma defesa pessoal eficiente. Contudo, o tema desta resenha não é propriamente o jiu jitsu, mas o modo peculiar de combinar alimentos que foi desenvolvido por Carlos Gracie, o qual posteriormente foi batizado de "Dieta Gracie". Rorion Gracie, que foi o principal idealizador do Ultimate Fighting Championship (UFC), competição de artes marciais em que praticantes de artes marciais diferentes se enfrentam a fim de comprovar a eficiência de suas respectivas técnicas, publicou no Brasil em 2012 o livro "A Dieta Gracie". Segundo Rorion, Carlos Gracie, que não era médico, desenvolveu os princí­pios da Dieta estudando livros de especialistas no assunto e realizando experiências com seus próprios familiares.

Biografia do Autor

Julio Fontana, História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/UFRJ

Professor de Filosofia da SEEDUC-RJ. Mestrando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.

Referências

-Canguilhem, G. Estudos de História e de Filosofia das Ciências: concernentes aos vivos e à vida, trad. Abner Chiquieri. Rio de Janeiro. Forense. 2012.

-Deutsch, D. A essência da realidade, trad. Brasil Ramos Fernandes. São Paulo. Makron. 2000.

-Feyerabend, P. Adeus à Razão, trad. Vera Joscelyne. São Paulo: Editora. Unesp.2010.

-Grant, D.; Joice, J. A combinação dos alimentos, trad. Magno Dado nas. São Paulo. Ground. 1994.

-Horgan, J. A mente desconhecida: por que a ciência não consegue replicar, medicar e explicar o cérebro humano, trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo. Companhia das Letras. 2002.

-Miller, D. Putting Science to Work. Disponível em: <http://www2.warwick.ac.uk/fac/soc/philosophy/people/associates/miller/oxdocs/science-tech.pdf>. Acessado em 13/02/2015 às 12:34.

-Popper, K. Conjecturas e Refutações: o desenvolvimento do conhecimento científico, trad. Benedita Bittencourt. Coimbra: Almedina, 2006.

-Popper, K. O realismo e o objectivo da ciência, trad. Nuno Ferreira da Fonseca. Lisboa: Dom Quixote. 1987.

Publicado
2016-03-06
Como Citar
Fontana, J. (2016). GRACIE, Rorion. A Dieta Gracie: o segredo dos campeões. São Paulo: Benvirá, 2012. Um ponto de partida para uma análise epistemológica da Ciência da Nutrição. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 10(55), 120-123. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/609
Seção
Cartas ao Editor