Fatores motivacionais que levam mulheres entre 18 e 30 anos a procura e adesão ao treinamento com Personal Trainer em uma academia na cidade de Fortaleza-CE

  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal do Ceará.
  • Demétrius Cavalcanti Brandão Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
Palavras-chave: Procura, Adesão, Mulheres, Personal Trainer

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar os fatores motivacionais que levam jovens adultas a procura e adesão ao treinamento com personal trainer em uma academia de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 27 mulheres com idades entre 18 e 30 anos que treinavam há pelo menos 3 meses com personal trainer. Os resultados mostraram que os principais fatores apontados pelas jovens no processo de procura e adesão ao treinamento personalizado foram a busca por melhores resultados e segurança na realização dos seus treinos. Os dados obtidos revelaram que a maioria das participantes do estudo realiza 3 sessões de treino semanais, e que já realizam seus treinos individualizados por um período igual ou superior a 12 meses. Os resultados mostraram que os resultados satisfatórios e os não satisfatórios influenciam bastante na motivação e na desmotivação, respectivamente das entrevistadas. Os fatores citados como mais relevantes na hora da contratação do profissional foram a formação e a metodologia de trabalho. Conclui-se que o processo de procura e adesão ao treinamento personalizado estão em pleno crescimento, dessa forma também é preciso que cresça o interesso dos profissionais da área em qualificar-se e conhecer melhor os motivos que levam seus clientes a procurar-lhes, assim como aderirem ao treinamento, visando além de conquistar e atrair novos clientes, manter os seus atuais.

Biografia do Autor

Abraham Lincoln de Paula Rodrigues, Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal do Ceará.

Referências

-ACSM. Recursos do ACSM para o personal trainer. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.

-ACSM. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Rio de Janeiro. Revinter.2000.

-Aguiar, D.L.; Soares, A.; Guimarães, A.C.A. Personal trainer e o idoso. Fit. Perf. J. Vol. 7. Num. 3. 2008. p. 185-194.

-Azambuja, C.R.; dos Santos, D.L. Consumo de Recursos Ergogênicos e Farmacológicos por Praticantes de Musculação das Academias de Santa Maria-RS. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Vol. 5. Num. 1. 2006. p. 27-33.

-Balbinotti, M.A.A.; Capozzoli, C.J. Motivação à prática regular de atividade física: um estudo exploratório com praticantes em academias de ginástica. Revista Brasileira de Educação Física. 2008. p. 63-80.

-Braga, R.K. Motivos de adesão e permanência de praticantes de musculação da academia Ativa Fitness. Um estudo de caso. Revista Digital. Num. 130. 2009.

-Brasil, F.; Leal, S.R. Perfil dos alunos que buscam treinamento personalizado na academia biogym fitness club em Blumenau-SC. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Regional de Blumenau. Blumenau. 2011.

-Fitzsimmons, J.A.; Fitzsimmons, M.J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação.4ª Edição. Porto Alegre. Bookman. 2005. p. 564.

-Garay, L.C.; Silva, I.L.; Beresford, H. O treinamento personalizado: um enfoque paradigmático da performance para o do bem-estar. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos. 2008. p. 145-149.

-Howley, E.T.; Franks, B.D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3ª Edição. Porto Alegre. Artmed. 2000.

-Jesus, E.V.; Silva, M.D.B. Suplemento alimentar como recurso ergogênico por praticantes de musculação em academias. ANAIS do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF)/Departamento de Educação Física/UFPI 23, 24 e 25 de Outubro de 2008.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

-Liz, C.M.; e colaboradores. Aderência à prática de exercícios físicos em academias de ginástica. Motriz. Rio Claro. Vol. 16. Num. 1. 2010. p. 181-188.

-Mazzetti, S.A.; Kraemer, W.J.; Volek, J.S.; Duncan, N.D.; Ratamess, N.A.; Gomez, A. L.; Newton, R.U.; Hakkinen, K.; Fleck, S.J. The Influence of direct supervision of resistance training on strength performance. Official journal of the American College of Sports Medicine. 1999. p.1175-1184.

-Mcclaran, S.R. The effectiveness of Personal Training on changing attitudes towards physical activity.Journal of Sports SciMed. 2003. p. 10-14.

-Mercator,X. X. I.; Lindon, D.; Lendrevie, J.; Rodrigues, J.V.; Dionísio, P. Teoria e prática do marketing. Lisboa. Publicações Dom Quixote.10ª Edição. 2004.

-Novaes, J.S. Personal training e condicionamento físico em academia. Rio de Janeiro. Shape. 2003.Oliveira, R.C. Personal Training. São Paulo. Atheneu. 1999.

-Oliveira Júnior, J. Motivos de adesão aos programas de exercícios físicos: um estudo exploratório com praticantes de academias de musculação e ginástica na cidade de Criciúma-SC. TCC. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2011.

-Ratamess, N.A.; Faigenbaum, A.D.; Hoffman, J.R.; Kang, J. Self-Selected resistence training intensity in healthy women: The influence of a personal trainer. Journal of Strengh and Conditioning Research. 2008. p. 103-111.

-Ryan, R.; Deci, E. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist. Vol. 55. Num. 1. 2000. p. 68-78.

-Saba, F. Determinantes da prática de exercícios físicos em academias de ginástica. Dissertação de Mestrado em Educação Física e Esporte. Escola de Educação Física e Esporte da USP. São Paulo. 1999.

-Sombrio, D.A. Motivos de adesão e aderência a prática de exercício físico do cliente/aluno de Personal Trainer nomunicípio de Criciúma-SC. TCC. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma. 2011.

-Souto, R.C.M.; Dinardi, R.R.; Ribeiro, J.R.C.; Andrade, A.G.P. Aspectos envolvidos na contratação e cancelamento de um personal trainer. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 9. Num. 4. 2010.

-Stefanini, F. A psicologia interferindo na motivação: uma ferramenta essencial para o sucesso de um personal trainer. TCC. Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho. São Paulo. 2008.

-Teixeira, C.V.L.S.; Konda, K.M.; Rocha, A.C.; Alves, J.A. Fatores determinantes para a contratação do serviço de treinamento personalizado na cidade de Santos/SP.EFDeportes.com. Revista Digital. Vol. 17. Num. 174. 2012.

-Truccolo, A.B.; Maduro, P.A.; Feijó, E.A. Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida. Motriz. Vol. 14. Num. 2. 2008. p. 108-114.

-Toscano, J.J.O. Academia de ginástica: um serviço de saúde latente. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2001. p.41-43.

Publicado
2017-02-12
Como Citar
Rodrigues, A. L. de P., & Brandão, D. C. (2017). Fatores motivacionais que levam mulheres entre 18 e 30 anos a procura e adesão ao treinamento com Personal Trainer em uma academia na cidade de Fortaleza-CE. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 11(62), 168-175. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/750
Seção
Artigos Científicos - Original