Avaliação nutricional em jogadores de futebol do Vale do Ribeira na faixa etária de 13 a 15 anos

  • Ana Claudia Schubert Ribeiro Ribeiro Centro Universitário Vale do Ribeira-UNIVR, Registro, São Paulo, Brasil.
  • Ana Caroline Nascimento Faria Centro Universitário Vale do Ribeira-UNIVR, Registro, São Paulo, Brasil.
  • Francini Xavier Rossetti Centro Universitário Vale do Ribeira-UNIVR, Registro, São Paulo, Brasil.
  • Arthur Negrão Centro Universitário Vale do Ribeira-UNIVR, Registro, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Estado nutricional, Índice de massa corporal

Resumo

O futebol é caracterizado pela prática de exercícios intermitentes e de intensidade variável, necessitando de uma alimentação adequada, com quantidades de   macronutrientes e micronutrientes adequados para cada jogador, para favorecer na manutenção das reservas de energia para competição, além de promover uma rápida recuperação entre sessões de treino/competição e manter um bom estado de saúde em geral. O objetivo do presente estudo é avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional dos atletas de 13 a 15 anos, em escolas de futebol do Vale do Ribeira. Foi avaliado o Índice de Massa Corporal (IMC) através da aferição do peso e altura. A amostra foi composta por 40 atletas em duas cidades, sendo elas: Cajati-SP e Pedro de Toledo-SP. Os atletas responderam a um questionário de marcador de consumo alimentar, e foi feito uma avaliação da composição corporal. A maioria dos atletas encontra-se com IMC adequado para idade. Os resultados do presente estudo, sendo 77,5% apresentaram IMC eutrófica /adequado, ainda assim 15 % apresentaram sobrepeso, 5% apresentaram obesidade e apenas 2,5% apresentaram magreza sugerem que sejam realizadas intervenções nutricionais em futebolistas, visando melhorar o desempenho deles e proporcionar uma reserva de glicogênio muscular, já que a grande maioria se apresenta eutrófica.

Referências

-Assunção, M. C. F. Consumo de carnes por adolescentes do Sul do Brasil. Revista de Nutrição. Vol. 25. Núm. 4. p. 463-472. 2012.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para avaliação de marcadores de consumo alimentar na atenção básica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde. 2015.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2ª edição. Brasília. Ministério da Saúde. 2014.

-Guerra, I.; Soares, E. D. A.; Burini, R. C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 7. p. 200-206. 2001.

-Inocêncio, M. D. M. Práticas alimentares e marcadores de consumo alimentar em estudantes de Educação Básica. TCC de Graduação em Nutrição. Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. 2017.

-Philippi, S.; Aquino, R.; Leal, G.; Palma, D.; Oliveira, F.; Escrivão, M. Necessidades e recomendações nutricionais. In Palma, D.; Oliveira, F.L.C.; Escrivão, M.A.M.S. Guia de nutrição clínica na Infância e na adolescência. Manole. 2009. p.55-67. 2009.

Publicado
2023-12-03
Como Citar
Ribeiro, A. C. S. R., Faria, A. C. N., Rossetti, F. X., & Negrão, A. (2023). Avaliação nutricional em jogadores de futebol do Vale do Ribeira na faixa etária de 13 a 15 anos. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 17(105), 428-432. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2170
Seção
Artigos Científicos - Original