Caracterização e análise de conteúdo de posts do Instagram sobre suplementação esportiva

  • Eisenhower de Araujo Santos Curso de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil; Laboratório de Estudos em Nutrição e Exercício - LENEx-UFS, Brasil.
  • Clara Amelia Nunes de Oliveira Curso de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil; Laboratório de Estudos em Nutrição e Exercício - LENEx-UFS, Brasil.
  • Maycon George Oliveira Costa Laboratório de Estudos em Nutrição e Exercício - LENEx-UFS, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil.
  • Róger Conceição Torres Junior Curso de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil; Laboratório de Estudos em Nutrição e Exercício - LENEx-UFS, Brasil.
  • Luana Edla Lima Curso de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil.
  • Marcus Vínicius Santos do Nascimento Laboratório de Estudos em Nutrição e Exercício - LENEx-UFS, Brasil.
  • Fabiana Poltronieri Curso de Nutrição, Faculdade das Américas, São Paulo-SP, Brasil.
  • Raquel Simoes Mendes-Netto Curso de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil; Laboratório de Estudos em Nutrição e Exercício - LENEx-UFS, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil.
Palavras-chave: Suplementos alimentares, Midias Sociais, Internet

Resumo

A suplementação no esporte vem se popularizando e as mídias sociais tem papel importante na facilitação do acesso e na velocidade da disseminação de informações em saúde para a sociedade. O objetivo do estudo foi caracterizar e analisar a qualidade dos conteúdos publicados no Instagram acerca da temática de suplementação esportiva. Ao longo de 5 semanas, 2 vezes por semana foram coletadas as dez principais postagens no Instagram a partir da busca por hashtags chaves sobre a temática e a análise do conteúdo foi realizada de forma quanti-qualitativa a partir da Classificação Hierárquica Descendente, nuvem de palavras e o instrumento DISCERN. Cento e doze postagens compuseram o corpus textual analisado, com menções a 154 suplementos, 39,4% dos autores eram nutricionistas, seguido de criadores de conteúdo (23,2%) e estudantes de nutrição (16,9%), com maior representação feminina (66,9%) e da hashtag “suplementação”, responsável por 60,5% das postagens analisadas. As principais temáticas nas postagens envolvem a suplementação da creatina, fatores predeterminantes para a suplementação, benefícios e características da suplementação de proteínas. A pontuação média do DISCERN foi de 2.77, representando uma baixa confiabilidade das postagens, porém, profissionais e estudantes da área de nutrição tiveram médias superiores. Os resultados evidenciam que as publicações sobre suplementação esportiva apresentam baixa qualidade de confiabilidade científica, mas que, essa qualidade pode sofrer variações a depender do grau de instrução do autor da publicação.

Referências

-Aguirre, P. E. A.; Coelho M. M.; Rios, D.; Machado, M. A. A. M.; Cruvine, A. F. P.; Cruvinel, T. Evaluating the Dental Caries-Related Information on Brazilian Websites: Qualitative Study. Journal of medical Internet research.Vol. 19. Num. 12. 2017.

-Arenas-jal, M.; Suñé-negre, J. M.; Pérez-lozano, P.; García-montoya, E. Trends in the food and sports nutrition industry: A review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Vol. 60. Num. 14. 2020. p. 2405-2421.

-Bailey, R. L.; Gahche, J. J.; Miller, P. E.; Thomas, P. R.; Dwyer, J. T. Why US adults use dietary supplements. JAMA Internal Medicine. Vol. 173. Num. 5. 2013. p. 355-361.

-Barajas-gamboa, J. S.; Klingler, m.; Landreneau, J.; Strong, A.; Zubaidi, A. AL; Sharadgah, H.; Gobbo, G. D.; Abril, C.; Kroh, M.; Corcelles, R. Quality of Information About Bariatric Surgery on the Internet: A Two-Continent Comparison of Website Content. Obesity surgery.Vol. 30. Num. 5. 1 de maio 2020. p. 1736-1744.

-Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Editora 70. São Paulo, Brasil. 2016.

-Batar, N.; Kermen, S.; Sevdin, S.; Yildiz, N.; Güçlü, D. Assessment of the Quality and Reliability of Information on Nutrition After Bariatric Surgery on YouTube. Obesity Surgery. Vol. 30. Num. 12. 2020. p. 4905-4910.

-Bourke, B. E. P.; Baker, D. F.; Braakhuis, A. J. Social Media as a Nutrition Resource for Athletes: A Cross Sectional Survey Authors: International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. 2018. p. 1-23.

-Burke, L. M.; Cato, L. Dietary supplements and nutritional ergogenic aids. In: Burke, L. M.; Deakin, V. (Eds.). . Clinical sports nutrition. 5. ed. Sydney, Australia: McGraw-Hill Education, 2015.

-Camargo, B. V.; Justo, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. 2013.

-Chou, W. Y. S.; Oh, A.; Klein, W. M. P. Addressing Health-Related Misinformation on Social Media. JAMA. Vol. 320. Num. 23. 18 dez. 2018. p. 2417-2418.

-Corritore, C. L.; Wiedenbeck, S.; Kracher, B.; Marble, R. P. Online trust and health information websites. International Journal of Technology and Human Interaction. Vol. 8. Num. 4. 2012. p. 92-115.

-Diviani, N.; Putte, B. Van Den; Stefano Giani, M. A.; Weert, J. C. M. Van. Low Health Literacy and Evaluation of Online Health Information: A Systematic Review of the Literature. Journal of Medical Internet Research. Vol. 17. Num. 5. 2015. p. 1-17.

-DT, T.; KA, E.; LM, B. American College of Sports Medicine Joint Position Statement. Nutrition and Athletic Performance. Medicine and science in sports and exercise. Vol. 48. Num. 3. 2016. p. 543-568.

-Easton, S.; Morton, K.; Tappy, Z.; Francis, D.; Dennison, L. Young people’s experiences of viewing the fitspiration social media trend: Qualitative study. Journal of Medical Internet Research. Vol. 20. Num. 6. 2018.

-Fode, M.; Nolsøe, A. B.; Jacobsen, F. M.; Russo, G. I.; Østergren, P. B.; Jensen, C. F. S.; Albersen, M.; Capogrosso, P.; Sønksen, J. Quality of Information in YouTube Videos on Erectile Dysfunction. Sexual medicine. Vol. 8. Num. 3. 2020. p. 408-413.

-Fung, I. C. H.; Blankenship, E. B.; Ahweyevu, J. O.; Cooper, L. K .; Duke, C. H.; Carswell, S. L.; Jackson, A. M.; Jenkins, J. C. 3rd; Duncan, E. A., Liang, H.; Fu, K. W.; Tse, Z. T. H. Public Health Implications of Image-Based Social Media: A Systematic Review of Instagram, Pinterest, Tumblr, and Flickr. The Permanente journal. Vol. 24. 2020. p. 1-10.

-Giglio del, A.; Abdala, B.; Ogawa, C.; Amado, D.; Carter, D.; Gomieiro, F.; Salama, F.; Shiroma, M.; Giglio, A. D. Qualidade da informação da internet disponível para pacientes em páginas em português. Revista da Associação Médica Brasileira. Vol. 58. Num. 6. 2012. p. 645-649.

-Haman, L.; Barker-ruchti, N.; Patriksson, G.; Lindgren, E. C. Orthorexia nervosa: An integrative literature review of a lifestyle syndrome. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being. Vol. 10. 2015.

-Kaicker, J.; Dang, W.; Mondal, T. Assessing the Quality and Reliability of Health Information on ERCP Using the DISCERN Instrument. Ontario. Canada. 2016.

-Kerksick, C. M.; Wilborn, C. D.; Roberts, M. D.; Smith-Ryan, A.; Kleiner, S. M.; Jäger, R.; Collins, R.; Mathew, C.; Jaci, N. D.; Elfego, G.; Mike, G.; Lonnie, M. L.; Roberto, W.; José, A.; Richard B. K. ISSN exercise & sports nutrition review update : research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2018. p. 1-57.

-Loeb, S.; Reines, K.; Abu-salha, Y.; French, W.; Butaney, M.; Macaluso, J. N.; Steinberg, G. D.; Walter, D.; Byrne, N.; Garza, D. D. L.; Smith, A. B. Quality of Bladder Cancer Information on YouTube. European urology. Vol. 79. Num. 1. 2021. p. 56-59.

-Logullo, P.; Torloni, M. R.; Latorraca, C. O. C.; Riera, R. The Brazilian Portuguese Version of the DISCERN Instrument: Translation Procedures and Psychometric Properties. Value in health regional issues. Vol. 20. 2019. p. 172-179.

-Lup, K.; Trub, L.; Rosenthal, L. Instagram #Instasad?: Exploring Associations Among Instagram Use, Depressive Symptoms, Negative Social Comparison, and Strangers Followed. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. Vol. 18. Num. 5. 2015. p. 247-252.

-Lynn, T.; Rosati, P.; Santos, G. L.; Endo, P. T. Sorting the Healthy Diet Signal from the Social Media Expert Noise: Preliminary Evidence from the Healthy Diet Discourse on Twitter. International Journal of Environmental Research and Public Health. Vol. 17. Num. 22. 2 2020. p. 1-28.

-Massey, P. M.; Kearney, M. D.; Hauer, M. K.; Selvan, P.; Koku, E.; Leader, A. E. Dimensions of Misinformation About the HPV Vaccine on Instagram: Content and Network Analysis of Social Media Characteristics. Journal of medical Internet research. Vol. 22. Num. 12. 2020.

-Matias, M. F. G. X. A rede social Facebook ao serviço do Marketing: o caso da FNAC Portugal. Instituto Superior de Aveiro-IPAM. Aveiro. 2012.

-Maughan, R. J.; Burke, L.M.; Dvorak, J. L.; Peeling, P.; Phillips, S. M.; Rawson, E. S.; Walsh, N. P.; Garthe, I.; Geyer, H.; Meeusen, R.; Van Loon, L. J. C.; Shirreffs, S. M.; Spriet, L. L.; Stuart, M.; Vernec, A.; Currell, K.; Ali VM, B. R. G.; Ljungqvist A.; Mountjoy, M.; Pitsiladis, Y. P.; Soligard, T.; Erdener, U.; Engebretsen, L. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete. British journal of sports medicine. Vol. 52. Num. 7. 2018. p. 439-455.

-Mettler, S.; Bosshard, J. V.; Häring, D.; Morgan, G. High prevalence of supplement intake with a concomitant low information quality among swiss fitness center users. Nutrients.Vol. 12. Num. 9. 2020. p. 1-13.

-Moorhead, S. A.; Hazlett, D. E.; Harrison, L.; Carroll, J. K.; Irwin, A.; Hoving, C. A new dimension of health care: Systematic review of the uses, benefits, and limitations of social media for health communication. Journal of Medical Internet Research. Vol. 15. Num. 4. 2013. p. 1-17.

-Murray, M.; Maras, D.; Goldfield, G. S. Excessive Time on Social Networking Sites and Disordered Eating Behaviors among Undergraduate Students: Appearance and Weight Esteem as Mediating Pathways. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. Vol. 19. Num. 12. 2016. p. 709-715.

-Okagbue, H. I.; Oguntunde, P. E.; Bishop, S. A.; Obasi, E. C. M.; Opanuga, A. A.; Ogundile, O. P. Review on the reliability of medical contents on YouTube. International journal of online and biomedical engineering. Vol. 16. Num. 1. 2020. p. 83-99.

-Passos, K.; Leonel, A.; Bonan, P.; Castro, J.; Pontual, M.; Ramos-Perez, F.; Perez, D. Quality of information about oral cancer in Brazilian Portuguese available on Google, Youtube, and Instagram. Medicina oral, patologia oral y cirugia bucal. Vol. 25. Num. 3. 2020. p. e346-e352.

-Pulido, C. M.; Ruiz-Eugenio, L.; Redondo-Sama, G.; Villarejo-Carballido, B. A New Application of Social Impact in Social Media for Overcoming Fake News in Health. International Journal of Environmental Research and Public Health. Vol. 17. Num. 7. 2020. p. 2430.

-Quaidoo, E. Y.; Ohemeng, A.; Amankwah-O-Poku, M. Sources of nutrition information and level of nutrition knowledge among young adults in the Accra metropolis. BMC Public Health. Vol. 18. Num. 1. 2018. p. 1-7.

-Raggatt, M.; Wright, C. J. C.; Carrotte, E.; Jenkinson, R.; Mulgrew, K.; Prichard, I.; Lim, M. S. C. “i aspire to look and feel healthy like the posts convey”: Engagement with fitness inspiration on social media and perceptions of its influence on health and wellbeing. BMC Public Health. Vol. 18. Num. 1. 2018. p. 1-11.

-Reece, A. G.; Danforth, C. M. Instagram photos reveal predictive markers of depression. EPJ Data Science. Vol. 6. Num. 1. 2017.

-Santarossa, S.; Lacasse, J.; Larocque, J.; Woodruff, S. J. #Orthorexia on Instagram: a descriptive study exploring the online conversation and community using the Netlytic software. Eating and Weight Disorders. Vol. 24. Num. 2. 2019. p. 283-290.

-Sbaffi, L.; Rowley, J. Trust and credibility in web-based health information: A review and agenda for future research. Journal of Medical Internet Research. Vol. 19. Num. 6. 2017. p. 1-17.

-Schmidt, A. A.; Araujo, F. A.; Finocchio, C. P. S.; Rodrigues, W. O. P. Influência das Mídias Sociais no comportamento de compra de consumidores fitness. Rev. Elet. Gestão e Serviços. Vol. 9. 2018. p. 2309-2327.

-Sinapuelas, I. C.; Ho, F. N. Information exchange in social networks for health care. Journal of Consumer Marketing. Vol. 36. Num. 5. 2019. p. 692-702.

-Souza, M. A. R.; Wall, M. L.; Thuler, A. C. D. M. C.; Lowen, I. M. V.; Peres, A. M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 52. 2018.

-Tankovska, H. Leading countries based on Instagram audience size as of April 2021. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/>. Acesso em: 20/01/2021.

-Tavares, I. Iramuteq : Um software para análises estatísticas qualitativas em corpus textuais qualitativas em corpus textuais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

-Turner, P. G.; Lefevre, C. E. Instagram use is linked to increased symptoms of orthorexia nervosa. Eating and Weight Disorders. Vol. 22. Num. 2. 2017. p. 277-284.

-Wang, Y.; Mckee, M.; Torbica, A.; Stuckler, D. Systematic Literature Review on the Spread of Health-related Misinformation on Social Media. Social Science & Medicine, n. September. 2019.

-Whitehouse, G.; Lawlis, T. Protein supplements and adolescent athletes: A pilot study investigating the risk knowledge, motivations and prevalence of use. Nutrition and Dietetics. Vol. 74. Num. 5. 2017. p. 509-515.

-Xiao, N.; Sharman, R.; Rao, H. R.; Upadhyaya, S. Factors influencing online health information search: An empirical analysis of a national cancer-related survey. Decision Support Systems. Vol. 57. Num. 1.2014. p. 417-427.

-Zheng, D. X.; Ning, A. Y.; Levoska, M. A.; Xiang, L.; Wong, C.; Scott, J. F. Acne and social media: A cross-sectional study of content quality on TikTok. Pediatric dermatology. Vol. 38. Num. 1. 2021. p. 336-338.

Publicado
2024-01-07
Como Citar
Santos, E. de A., Oliveira, C. A. N. de, Costa, M. G. O., Torres Junior, R. C., Lima, L. E., Nascimento, M. V. S. do, Poltronieri, F., & Mendes-Netto, R. S. (2024). Caracterização e análise de conteúdo de posts do Instagram sobre suplementação esportiva. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 17(107), 773-786. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2249
Seção
Artigos Científicos - Original