Avaliação da autopercepção da imagem corporal e comportamento alimentar em estudantes do curso de nutrição de uma instituição de ensino

  • Maria Clara Quintão Braga Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Lorena Laureano Vieira Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Camila Costa Barbosa Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Victor Neiva Lavorato Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Gabriela Amorim Pereira-Sol Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Thalita Azevedo Cabral Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Karine Franklin Assis Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Ana Beatriz Rezende Paula Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
  • Denise Coutinho de Miranda Centro Universitário Governador Ozanam Coelho-UNIFAGOC, Ubá-Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: Estudantes, Comportamento alimentar, Imagem corporal, Comportamento sedentário

Resumo

Introdução e Objetivo: Apesar do amplo conhecimento acerca dos alimentos e suas contribuições para a saúde e o estado nutricional, entre muitos estudantes de nutrição ainda são observados comportamentos alimentares inadequados que podem impactar na autopercepção da imagem corporal desses indivíduos. Diante dessas questões, o objetivo do presente estudo foi avaliar a autopercepção da imagem corporal e as atitudes alimentares de estudantes do curso de nutrição em uma instituição de ensino da zona da mata mineira. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal, descritivo, com discentes maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Para avaliação do comportamento alimentar foi utilizado o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar; para avaliar o consumo, o questionário de Marcadores do Consumo do Alimentar do SISVAN; e para a imagem corporal, a Escala de Satisfação Corporal. Os dados foram analisados no programa estatístico GraphPad Prism 8.0. Resultados e Conclusão: Foram avaliados 86 discentes do 1º, 3º e 5º períodos, dos quais 2/3 ou mais de cada período consumiam bebidas alcoólicas; e a ausência da prática de atividade física foi de 41,2%, 33,3% e de 50%, respectivamente. Quanto ao consumo de hamburgueres e embutidos, 2/3 ou mais consumiam e quanto às bebidas açucaradas, 1/3 ou mais, em todos os períodos. Quanto à imagem corporal, a maioria tinha o desejo de silhuetas mais magras, mas não houve diferença entre os períodos. A pressão sobre as escolhas e sobre os corpos desses discentes são fatores que podem explicar a alta prevalência de insatisfação com a sua autoimagem.

Referências

-American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre. Artes Médicas. 2014. p. 340-352.

-Cruz, M.C.O.; Campos, L.P.; Maynard, D.C. Influência do comportamento alimentar e da imagem corporal na autoestima de indivíduos. Advances in Nutritional Sciences. Brasília. Vol. 2. Num. 1. 2021. p. 94-105.

-Damasceno, V.O.; Lima, J.R.P.; Vianna, J.M.; Silva, A.C.; Silva, S.F. Insatisfação com a imagem corporal e variáveis antropométricas de praticantes de atividades em academia. Lecturas Educación Física y Deportes. Vol. 17. Num. 175. 2012. p.1-3.

-Lizot, L.A.B.; Nicoletto, B.B. Comportamento alimentar e imagem corporal em acadêmicos de Nutrição de uma Universidade privada da Serra Gaúcha. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 12. Num. 76. 2019. p.1141-1149.

-Marcondelli, P.; Costa, T.H.M.; Schmitz, B.A.S. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º aos 5º semestres da área da saúde. Revista de Nutrição. Vol. 21. Num. 1. 2008. p. 39-47.

-Miranda, V.P.N.; Filgueiras, J.F.; Neves, C.M.; Teixeira, P.C.; Ferreira, M.E.C. Insatisfação corporal em universitários de diferentes áreas de conhecimento. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Vol. 61. Num. 1. 2012. p.25-32.

-Pedrosa, A.A.S.; Camacho, L.A.B.; Passos, S.R.L.; Oliveira, R.V.C. Consumo de álcool entre estudantes universitários. Cadernos de Saúde Pública. Vol. 27. Num. 8. 2011. p.1611-1621.

-Rodrigues, S.B.; Bueno, M.B. Prática de dietas para perda de peso por estudantes de nutrição de uma instituição de ensino particular de Jundiaí. Journal of the Health Sciencer Institute. Vol. 36. Num.1. 2018. p.49-52.

-Santos, M.M.; Moura, P.S.; Flauzino, P.A.; Alvarenga, M.S.; Arruda, S.P.M.; Carioca, A.A.F. Comportamento alimentar e imagem corporal em universitários da área de saúde. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Vol.70. Num. 2. 2021. p.126-133.

-Schultheisz, T.S.V.; Aprile, M.R. Autoestima, conceitos correlatos e avaliação. Equilíbrio Corporal e Saúde. Vol. 5. Num. 1. 2013. p.36-48.

-Viana, V.; Sinde, S. Estilo alimentar: adaptação e validação do questionário holandês do comportamento alimentar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. Vol.8. 2003. p.59-71.

-WHO. World Health Organization. Guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Genebra. 2020. 104p.

Publicado
2024-03-17
Como Citar
Braga, M. C. Q., Vieira, L. L., Barbosa, C. C., Lavorato, V. N., Pereira-Sol, G. A., Cabral, T. A., Assis, K. F., Paula, A. B. R., & Miranda, D. C. de. (2024). Avaliação da autopercepção da imagem corporal e comportamento alimentar em estudantes do curso de nutrição de uma instituição de ensino. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 18(109), 146-154. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2271
Seção
Artigos Científicos - Original