Utilização de suplementos nutricionais por adolescentes praticantes de musculação em academias da cidade de Campo Mourão-PR

  • Márcia Rodrigues Lopes Belini Discente do Curso de Nutrição da Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Mariana da Silva Discente do Curso de Nutrição da Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Liliane Gehring Docente do Curso de Nutrição da Faculdade Integrado de Campo Mourão.
Palavras-chave: Suplementos nutricionais, Adolescentes, Atividade física, Alimentação, Academias

Resumo

Na adolescência a prática de atividade física é fundamental, e deve ser acompanhada de orientação profissional e alimentação adequada. O objetivo deste estudo foi verificar o uso de suplementos nutricionais por adolescentes praticantes de musculação em academias da cidade de Campo Mourão-PR. A amostra foi composta por 30 adolescentes de ambos os sexos. Utilizou-se entrevista estruturada investigativa, recordatório 24 horas adaptado de Guimarães e Galante (2008) e diário alimentar de três dias, sendo um dia do final de semana adaptado de Biesek e colaboradores(2008). A avaliação do consumo alimentar foi realizada através do software Avanutri Revolution 4.0® e foi comparada com as necessidades diárias. Realizou-se um paralelo entre o consumo de proteína proveniente da alimentação e da suplementação. Os resultados obtidos de acordo com Índice de Massa Corporal (IMC) foi de eutrofia, 30% da amostra relatou utilizar suplementos por iniciativa própria, e 10% por orientação de médico ou nutricionista, destacando-se como o suplemento nutricional mais consumido o Whey Protein com 66,66%. Em relação aos macronutrientes, o carboidrato se encontrou abaixo do recomendado e a proteína acima para ambos os sexos, os lipídios ficaram abaixo do recomendado no sexo feminino e adequado no sexo masculino. Na comparação da ingestão proteica proveniente da alimentação e da suplementação, verificou-se uma dieta hiperproteica (2,44 e 2,51 g/kg de peso/dia), sendo a alimentação como principal fonte. Portanto com a correta orientação de um profissional habilitado para tal função seria possível minimizar problemas de saúde futuros.

Referências

-Adam, B.; e colaboradores. Conhecimento nutricional de praticantes de musculação de uma academia de São Paulo. Brasilian Journal of Sports Nutrition. Vol. 2. Núm. 2. 2013.

-Alves, C.; e colaboradores. Uso de suplementos alimentares por adolescentes. Jornal de Pediatria. 2009.

-Barbosa, A. D.; e colaboradores. Avaliação do consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação. Revista Digital. Buenos Aires. Año 16. Núm. 162. 2011.

-Biesek, S.; e colaboradores. Estratégia de nutrição e suplementação no esporte. 2ªedição. rev. e ampl. Manole. 2010.

-Carvalho, E. G.; e colaboradores. Perfil nutricional de adolescentes praticantes de exercício resistido. Revista Brasileira Promoção da Saúde. Vol. 6. Núm. 4. 2013.

-Carvalho, T.; e colaboradores. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ergogênica e potenciais de risco para saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 15. Núm. 3. 2009.

-Carvalho, T.; e colaboradores. Suplementação, hidratação e ergogênicos (diretriz da sociedade brasileira de medicina do esporte). Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 9. Núm. 2. 2003.

-Cervelini, A. P. Perfil nutricional e conhecimento de nutrição de praticantes de musculação em academias de uma cidade do leste paulista-SP. 5. Mostra Acadêmica UNIMEP de 23 a 25 de outubro 2007.

-Clark, N. Guia de nutrição esportiva: alimentação para uma vida ativa. 4ªedição. Artmed. 2009.

-Cole, A.; e colaboradores. Adolescentes. In: Rossi, L.; e colaboradores. Avaliação nutricional. São Paulo.Roca / Centro Universitário São Camilo. 2008.

-Damilano, R. P. L. Avaliação do consumo alimentar de praticantes de musculação em uma academia de Santa Maria-RS. 2006. Disponível em: . Acesso em: 19/03/2014.

-Ferreira, S. F. C.; e colaboradores. Uso de suplementos nutricionais por adolescentes em academias do interior de São Paulo capital. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 2. Núm. 10. 2008.

-Freiberg, K, C.; e colaboradores. Antropometria e composição corporal. In: Rossi, L.; e colaboradores. Avaliação nutricional. São Paulo: Roca / Centro Universitário São Camilo. 2008.

-Guimarães, F. A.; Galante, G. Anamnese nutricional e inquéritos dietéticos. In: ROSSI, L.; e colaboradores. Avaliação nutricional. São Paulo: Roca / Centro Universitário São Camilo. 2008.

-Guimarães, F. A.; Galisa, S. M. Cálculos nutricionais:conceitos e aplicações práticas. São Paulo. Makron Books, 2008.

-Hernandez, A. J.; e colaboradores. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. 2009.

-Kubotani, G. K. Consumo de suplementos alimentares por adolescentes e adultos praticantes de exercícios físicos de uma academia de Porto Velho-RO. Porto velho: UNIR. TCC no Departamento de Educação Física. 2012.

-Lancha Junior, A. H.; Lancha, P. O. L. Nutrição e metabolismo: aplicados a atividade motora. 2ªedição. Atheneu. 2012.

-Menon, D.; Santos, S. J. Consumo de proteínas por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 18. Núm. 1.2012.

-Oliveira, F. A.; e colaboradores. Avaliação nutricional de praticantes de musculação com objetivo de hipertrofia muscular do município de Cascavel-PR. Colloquium Vitae. Vol. 1. Cascavel-PR. 2009.

-OMS. Saúde do adolescente. Disponível em: <http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&Itemid=1&task=display&id=236>. Acesso em: 19/03/2014.

-Pereira, V. C.; e colaboradores. Perfil do uso de Whey nas academias de Curitiba-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 3. Núm. 17. 2009.

-Santana, R. I.; Avanutri. Software de avaliação e prescrição nutricional. Rio de Janeiro, versão 4.0, 2009.

-Simeão Junior, C. A. Consumo de suplementos esportivos e composição corporal de adolescentes praticantes de exercícios físicos em academias. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Araraquara. 2007.

-Vitolo, M. R. Nutrição da gestação à adolescência. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores. 2003.

Publicado
2016-02-04
Como Citar
Rodrigues Lopes Belini, M., da Silva, M., & Gehring, L. (2016). Utilização de suplementos nutricionais por adolescentes praticantes de musculação em academias da cidade de Campo Mourão-PR. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 9(54), 553-562. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/583
Seção
Artigos Científicos - Original