Perfil antropométrico de atletas universitárias de futsal feminino conforme a função tática

  • Priscila Antunes Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica da UFRGS
  • Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga Escola de Educação Fí­sica da UFRGS
Palavras-chave: Antropometria, Composição corporal, Futebol

Resumo

O objetivo do presente estudo foi de identificar o perfil antropométrico de jogadoras universitárias de futsal de acordo com a função tática desempenhada em quadra. Participaram do estudo 21 jogadoras de futsal pertencentes à equipe universitária da UFRGS.As variáveis de massa corporal, estatura, espessuras de dobras cutâneas, perímetros corporais e diâmetros ósseos foram coletadas a fim de estabelecer o perfil antropométrico das atletas. Os dados foram apresentados mediante estatística descritiva e tabuladas no programa Microsoft Excel 2010. Os resultados demonstraram que em relação às variáveis antropométricas, as goleiras possuíram maior massa corporal quando comparadas às demais posições, devido, sobretudo, a um maior acúmulo de gordura corporal, ao passo que as atletas de linha apresentaram características semelhantes para as respectivas variáveis.Sendo assim, os resultados do presente estudo permitem concluir que, a função tática desempenhada em jogo parece ser um fator decisivo para tais composiçõescorporais entre as goleiras e as demais jogadoras de linha.

Biografia do Autor

Priscila Antunes Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica em 2013. Graduada em Nutrição pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2012.

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica da UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é vice-coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade (ESEF/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga, Escola de Educação Fí­sica da UFRGS

Realizou seus estudos de graduação em Educação Fí­sica (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Professor Permanente de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em CIências do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas, ambos da UFRGS. Diretor Substituto do Laboratório de Pesquisa do Exercí­cio (LAPEX) da UFRGS. Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte 2009-2013 e Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho Temático Treinamento Esportivo do CBCE. Coordena o Grupo de Pesquisa Locomotion - Mecânica e Energética da Locomoção Terrestre e participa do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres da UFRGS. Tem experiência na área da Locomoção com ênfase em Bioenergética e Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: custo de transporte, eficiência mecânica, eficiência ventilatória, mecanismo pendular da caminhada, mecanismo elástico da corrida, locomoção com carga, locomoção em inclinações, locomoção patológica, treinamento fí­sico, paleo-locomoção, coordenação inter-segmentar e estabilidade dinâmica.

Referências

-Aoki, M. Fisiologia, Treinamento e Nutrição aplicados ao futebol. Jundiaí. Fontoura.2002.

-Avelar, A.; Santos, K.M.; Cyrino, E.S.; Carvalho, F.O.; Dias, R.M.R.; Altimari, L.R.; Gobbo, L.A. Perfil antropométrico e de desempenho motor de atletas paranaenses de Futsal de elite. Revista Brasileira Cineantropometria Desempenho Humano. Santa Catarina. Vol. 10. Num. 1. 2008. p. 76-80.

-Boileau, R.A.; Horswill, C.A. Composição corporal e esportes: medidas e aplicações para perda e ganho de peso. In: Garrett, J.R.W.E.; Kirkendall, D.T. A ciência do exercício e dos esportes. Porto Alegre. Artmed. 2003.

-Chagas, M.H.; Leite, C.M.F.; Ugrinowitsch, H.; Benda, R.N.; Menzel, H. J.; Souza, P.R.C.; Moreira, E.A. Associação entre tempo de reação e de movimento em jogadores de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 19. Num. 4. 2005. p. 269 -275.

-Cyrino, E.S.; Altimari, L.R.; Okano, A.H.; Coelho, C. F. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição e desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira Ciência do Movimento. Brasília. Vol. 10. Núm. 1. 2002. p. 41-46.

-Godoy, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paul. Vol. 35. Num. 2. 1995. p.58.

-Guedes, D.P. Composição corporal: princípios, técnicas e aplicações. Londrina. APEF. 1994.

-Heyward, V.H.; Stolarczyk, L.M. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre. Artmed. 2004.

-Jackson, A.S.; Pollock, M.L.; Ward A. Generalized equations for predicting body density of women. Med Sci Sports Exerc. Vol. 12. p. 175-182. 1980.

-Koski,H. R.; Patrício, E.; Silingardi, C. M.; Navarro, C. A. A Caracterização do Esforço Físico no Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 1. Núm. 2. 2009. p. 134-143. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/17/15>

-Paiva Neto, A.; César, M.C. Avaliação da Composição Corporal de Atletas de Basquetebol do Sexo Masculino Participantes da Liga Nacional 2003. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano. Vol. 7. Núm.1. 2005. p. 35-44.

-Queiroga, M.R.; Ferreira, S.A.; Pereira, G.; Kokubun, E. Somatotipo como Indicador de Desempenho em Atletas de Futsal Feminino. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Santa Catarina. Vol. 10. Núm. 1. 2008. p. 56-61.

-Queiroga, M.R.; Ferreira, S.A.; Romanzini, M. Perfil Antropométrico De Atletas De Futsal Feminino De Alto Nível Competitivo Conforme A Função Tática Desempenhada No Jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Santa Catarina. Vol. 7. Núm. 1. 2005. p.30-33.

-Petroski, E.L. Desenvolvimento e validação de equações generalizadas para a estimativa da densidade corporal em adultos. Tese de Doutorado. UFSM. Santa Maria.1995.

-Rocha, R.E.R.; Waltrick, T.; Venera, G.D. Composição Corporal, Qualidades Físicas E Características Dermatoglíficas Das Atletas Da Seleção Brasileira De Futsal Feminino Por Posição De Jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. Núm.17. 2013. p. 233-240.

-Silva, M. R. O goleiro de futsal: Sua evolução junto com as regras. TCC de Graduação. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR. 2004.

-Slaughter, M.H.; Lohman, T.G.; Misner, J.E. Relationship of somatotype and body composition to physical performance in 7 to 12 year boys. Research quarterly for exercise and sport. Vol. 48. Núm. 1. 1977. p. 159-168.

-Soares, B.; Tourinho-Filho, H. Análise das distâncias e intensidade dos deslocamentos em uma partida de futsal, nas diferentes posições de jogo. Revista Brasileira Educação Física e Esporte. Vol. 20. Num. 2. 2006. p. 93-101.

-Tedesco, D.Z.; Oliveira, J.; Pozzobon, M. E.; Sartori, D.; Folle, A. Crescimento físico, composição corporal, consumo calórico e imagem corporal de meninas maturadas atletas e não-atletas. Movimento & Percepção. Vol. 9. Núm. 12. 2008. p. 77-95.

-Voser, R. C. Futsal princípios técnicos e táticos. Canoas. Ulbra. 2014.

-Withers, R.T.; Whittingham, N.O.; Norton, K.I.; Dutton, M. Somatotypes of south Australian female games players.Human Biology. Vol. 59. Núm. 4. 1987. p. 575-584.

Publicado
2016-03-13
Como Citar
Marques, P. A., Voser, R. da C., & Tartaruga, L. A. P. (2016). Perfil antropométrico de atletas universitárias de futsal feminino conforme a função tática. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 10(56), 216-221. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/628
Seção
Artigos Científicos - Original