Modelo experimental de questionário para identificação de possí­veis indiví­duos que apresentam indí­cios de vigorexia

  • Jetro Bezerra Rodrigues Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica - Nutrição Esportiva
  • Francisco Acácio de Araújo Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Fí­sica - Nutrição Esportiva
  • Edson Ferreira Alencar Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Bases Nutricionais da Atividade Física – Nutrição Esportiva
Palavras-chave: Vigorexia, Transtorno dismórfico corporal, Questionário

Resumo

Objetivo: Propor um questionário que venha identificar possíveis transtornos relacionados a vigorexia, onde o mesmo possa vir a ser mais um instrumento de avaliação na anamnese dos freqüentadores de academia. Materiais e Métodos: Proposição de um questionário para predisposição de indícios de vigorexia, sendo formuladas dez questões objetivas, atribuindo uma pontuação especifica para cada questão relacionando-se aos temas ligados a esse transtorno. Resultados e Discussão: Através da revisão dos artigos relacionados a vigorexia, buscou-se abranger artifícios que fossem ligados a esse transtorno com a prerrogativa de formulação de um questionário que possa ser um meio de verificar algum tipo de predisposição que leva os freqüentadores de academia a sofrerem com esse transtorno. Detectou-se que os homens jovens são os principais acometidos com a vigorexia, porem mulheres e pessoas mais velhas também podem ser atingidas. Conclusão: A partir do embasamento teórico foram formuladas as indagações presentes neste questionário que buscam atingir os indícios que predispõe a vigorexia, propondo um questionário que venha identificar possíveis transtornos relacionados ao dismorfismo corporal tentando com este estudo auxiliar na detecção desta síndrome que carece ainda de muitas pesquisas; para ajudar este público que é formado por sua maioria de jovens freqüentadores de academia que esquecem que o corpo é a nossa morada principal.

Referências

Augusto, E.B. Influência do Treinamento Resistido Superlento nos Parâmetros Antropométricos e Funcionais de Adultos do Sexo Masculino. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Mato Grosso. v. 1 , n. 4. dez. 2006.p. 115-126.

Assunção, S.S.M. Atividades Físicas e transtornos alimentares. 1ª Ed. São Paulo. Ed. Phorte. 2001.

Ballone, G.J. Vigorexia - Síndrome de Adônis. in. PsiqWeb Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br, revisto em 2005

Barga, B. Ninguém precisa ser o schwarzenegger. Esporte e saúde II, São Paulo. v 1. n 1. 2005. p. 5-6.

Barros, R.R. Imagem corporal e atividade física. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo. v 1. n 1. 2005. p. 1-2.

Coelho, S. Exercício físico realizado em academias. Revista Brasileira Medicina do Esporte.São Paulo. v 1. n 1. 2003. p 8-10.

Cossenza, E.C. Musculação feminina. 2ªEd. São Paulo. Sprint. 1992.p de 30 – 35.

Domingues, S.F. Utilização de recursos ergogênicos e suplementos alimentares por praticantes de musculação em Belo Horizonte. Rio de Janeiro. v 6, n 4. jul/ago 2007. p 220.

Filho, A.L.D. Manual do Personal Trainer Brasileiro.2.ed. São Paulo. Ícone, 2003. p 59.

Gonçalves, J.C.N. Os riscos do culto ao corpo: a afetividade e a aderência em academias. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.2, set. 2006. p.403-25.

Guedes, D.P. Musculação Estética e Saúde Feminina. 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2005. p 110.

Nabiha, H.S.M. Esteróides anabolizantes: efeitos anabólicos e andrógenos anabolic steroids: anabolic and androgenic effects. Revista Saúde e Movimento. São Paulo. v1, n 1. 2007. p 03.

Nabil, G.; Barros T.L.N: O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. 1 Ed.São Paulo. Ed. Atheneu. 1999. p 90.

Pereira, L.A. Razões para a prática de ginásticas de academia como atividade de lazer. Revista Portuguesa de Ciência do desporto. Porto. n 1. 2003. p 12.

Russo, R. Imagem corporal: construção através da cultura do belo. São Paulo, v 1. 2005. p 80-82.

Soares, C.G.A. Corpo humano perfeito: estética e saúde. CLINIMEX. São Paulo. v 1. 2008. p 2-5.

Publicado
2012-01-10
Como Citar
Rodrigues, J. B., Araújo, F. A. de, & Alencar, E. F. (2012). Modelo experimental de questionário para identificação de possí­veis indiví­duos que apresentam indí­cios de vigorexia. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 2(12). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/81
Seção
Artigos Científicos - Original