O desempenho da força è mantido ao subsequente treinamento de endurance quando suplementado com creatina

  • Otavio Augusto Benatti Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho- Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do exercí­cio. Graduado em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Cruzeiro do Sul
  • Alexsander Ferreira Barboza Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho- Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do exercí­cio. Graduado em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Cruzeiro do Sul
  • João Virgilio Fernades Gomes Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho- Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do exercí­cio. Graduado em Licenciatura e Bacharelado pelo Instituto Educacional de Assis
Palavras-chave: Suplementação, Creatina, Exercício concorrente

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar dentro de um período de 15 dias se a suplementação oral de creatina monoidratada exerce efeito ergogênico no desempenho da força durante a realização do exercício concorrente entre o treinamento de endurance e o treinamento de força. Materiais e Métodos: A amostra deste estudo foi formada por onze alunos de academias divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo suplementado (GS) e grupo placebo (GP). A suplementação foi realizada com 20g/dia de pó incolor para o grupo placebo (GP) e a mesma quantia de creatina monoidratada para o grupo suplementado (GP) durante cinco dias e posteriormente 5g/dia por dez dias, finalizando 15 dias de suplementação. Antes da suplementação os alunos foram submetidos ao teste de 1-RM e ao teste de repetições máximas no Pulley Frente (realizados a 70% do valor de 1-RM) subseqüente ao exercício de endurance (45 minutos de natação). Após o período de suplementação os alunos realizaram o teste de natação e de repetições máximas, no qual foram instruídos a nadarem livre no tempo de 45 minutos. Resultados: Após o teste de natação e repetições máximas não houve diferenças significativas no número de repetições máximas com a carga de 70% de 1-RM no Grupo Placebo. No grupo suplementado com creatina monoidratada, foram observados um aumento no número de repetições máximas com a carga de 70% de 1-RM. Conclusão: Este trabalho mostra que a suplementação de creatina melhora o desempenho da força em exercícios concorrentes.

Referências

Altimari, L.R.; Okano, A.H.; Trindade, Michele C.C. Efeito de Oito Semanas de Suplementação com Creatina Monoidratada Sobre o Trabalho Total Relativo em Esforços Intermitentes Máximos no Cicloergômetro de Homens Treinados. Revista Brasileira Ciência Farmacêutica. São Paulo. Vol 42. Num. 2. 2006. p. 237-238.

Bacurau, R.F. Suplementação e Nutrição Esportiva. São Paulo. Phorte. 2007. p. 50-65.

Campos, M.A. Exercícios Abdominais: Uma Abordagem Prática e Científica. Rio de Janeiro. Sprint. 2004. p. 137-156.

Constallat, B.L.; Miglioli, L.; Silva, P.A.C. Novo n.f.; Duarte J.L.G. Resistência á Insulina com a Suplementação de Creatina em Animais de Experimentação. Revista Brasileira Medicina Esportiva. São Paulo. Vol 13. Num. 1. p. 22-26.

Gomes, R.V.; Aoki, M.S. Suplementação de Creatina Anula o Efeito Adverso do Treinamento de Endurance Sobre o Subseqüente Desempenho da Força. Revista Brasileira Medicina do Esporte. São Paulo. Vol 11 Num 2. 2005. p. 131-134.

Guedes D.P.J.; Junior, T.P.S.; Rocha, A.C. Treinamento Personalizado em Musculação. São Paulo. Phorte. 2008. p.156-164.

Robegs, A.R.; Roberts, S.O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: Para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo. Phorte. 2002. p.256.

Souza, R.A.; Santos, R.M.; Osório, R.A.L.; Cogo, J.C.; Junior, A.C.G.P.; Martins, R.A.B.L.; Ribeiro, W. Influência da Suplementação Aguda e Crônica de Creatina Sobre as Concentrações Sanguíneas de Glicose e Lactato em Ratos Wilstar. Revista Brasileira Medicina do Esporte. Niterói. Vol. 12. Num. 6. 2006.

Publicado
2012-01-10
Como Citar
Benatti, O. A., Barboza, A. F., & Gomes, J. V. F. (2012). O desempenho da força è mantido ao subsequente treinamento de endurance quando suplementado com creatina. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 2(12). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/87
Seção
Artigos Científicos - Original