Conhecimento sobre Nutrição Esportiva, uso e indicação de suplementos alimentares por educadores físicos de Caxias do Sul-RS

Sharon Fagundes de Oliveira, Bárbara Pelicioli Riboldi, Márcia Keller Alves

Resumo


Professores de academias são o primeiro contato dos praticantes de atividade física, sendo fundamental que eles possuam conhecimentos básicos sobre nutrição esportiva e utilização de suplementos alimentares, encaminhando o aluno ao profissional especializado. Objetivos: avaliar os conhecimentos acerca de nutrição esportiva, bem como uso e indicação de suplementos por educadores físicos da cidade de Caxias do Sul. Materiais e Métodos: 110 educadores físicos atuantes de academias na cidade de Caxias do Sul receberam um questionário autoaplicável, com questões relacionadas ao conhecimento sobre nutrição esportiva, uso e indicação de suplementos alimentares. Para comparação entre grupos de resposta foram utilizados o teste de Mann-Whitney e o Teste Exato de Fisher. Resultados: Dos participantes, 55,5% eram mulheres, com mediana de 32 anos, 50,9% cursou a disciplina de nutrição durante a graduação, e estes obtiveram mais acertos no questionário. Aproximadamente metade da amostra utiliza suplementos, buscando hipertrofia. 21,8% dos participantes costumam indicar suplementos, mas apenas 15,5% destes sentem-se aptos para tal prática. As indicações de suplementos são em sua maior parte para hipertrofia, seguido de aumento de peso. Dos profissionais contatados, 97% concordam que o nutricionista é o profissional mais indicado para a prescrição de suplementos. Conclusão: Foi observado um conhecimento razoável a respeito da nutrição esportiva entre os profissionais, mas ainda existem informações errôneas a serem esclarecidas. O uso de suplementos por educadores físicos aumenta as chances de indicação destes produtos, no entanto eles concordam que o nutricionista é o profissional apto a indicá-los. Mostra-se necessária uma fiscalização para garantir que essa prática seja cumprida.

 

ABSTRACT

Sports nutrition knowledge, use and display of supplements for physical educators of Caxias do Sul-RS

Introduction: Physical education (PE) teachers are the first contact to physical activity practitioners, being essential they have basic knowledge about sporting nutrition and food supplement use, directing the pupil to the specialized professional. Objectives: evaluate the understanding about sporting nutrition, as well as the use and indication of supplements by gym teachers from Caxias do Sul city. Methods: 110 PE teachers working in gym in the city of Caxias do Sul received a self-applicable questionnaire, with question related to the understanding about sporting nutrition, use and indication of food supplements. To compare response groups we used the Mann-Whitney test and Fisher's exact test. Results: Of participants 55.5% was women, around 32 years old, 50.9% attended the nutrition class during graduation, and attained better marks in the questionnaire. Nearly half the sample uses supplements, pursuing hypertrophy. 21.8% participants usually indicate supplements, however only 15.5% of these feel apt to do it.  The indications for supplements are for the most part for hypertrophy, followed by weight gain. From the contacted professionals, 97% agree the nutritionist is the most reliable professional for supplement prescription. Conclusion: It was observed a reasonable understanding about sporting nutrition among professionals, but there is still wrong information to be clarified. The use of supplements by physical educators increases the chances of indicating these products, however they agree the nutritionist is the apt professional to prescribe them. It has been indicated the necessity of supervision to guarantee this practice to be followed.

Palavras-chave


Academias esportivas; Atividade física; Suplementos nutricionais

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