Efeito da suplementação do glicerol na desidratação em pilotos de enduro

  • Karen Vanessa Posso Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF
  • Luciana Rosa Muller Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF
  • Milena Buzatto Aversa Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF
  • Priscila Paes De Oliveira Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Endurance, Desidratação, Glicerol

Resumo

Sabe-se que a desidratação se dá com a prática de exercício físico durante um tempo prolongado e em climas quentes resultando em uma perda de água pela pele. Apesar de resfriar o corpo, uma alta taxa de evaporação também remove água e sódio do organismo. Ao fazê-lo o volume sanguíneo é reduzido. Embora o organismo seja capaz de compensar parcialmente a desidratação o desempenho atlético é reduzido à medida que o grau de desidratação se eleva. Em exercícios máximos o carboidrato pode ser usado como principal fonte de energia, ao consumir carboidrato durante o exercício prolongado há um efeito positivo, e há ainda a necessidade de se consumir uma bebida que contenha polímeros de glicose (maltodextrina) em vez de açúcares simples. Existem alguns suplementos que aumentam a hidratação corporal e diminuem a freqüência cardíaca tendo como resultado aumento na performance, sendo um deles o glicerol. Assim, o presente trabalho tem como objetivo testar a eficácia do glicerol em atletas de enduro, visando melhora na performance, levando em consideração a freqüência cardíaca, o peso corporal, a temperatura e a umidade relativa do ar. O experimento foi realizado com doze pilotos de enduro em dois dias, no primeiro dia foi suplementado com maltodextrina, verificando peso corporal e a freqüência cardíaca, no segundo dia além da maltodextrina foi suplementado também o glicerol na proporção indicada. Conclui-se que para a melhora da hidratação a suplementação o com glicerol foi eficaz, já para a freqüência cardíaca e melhora da performance não houve resultados positivos.

Referências

Aoki, M. S.; Pontes Jr, F. L.; Navarro, F.; Bacurau, R.F.P. Suplementação de carboidrato não reverte o efeito deletério do exercício de endurance sobre o subseqüente desempenho de força. Revista Brasileira Medicina Esporte. Set / out. 2003,, vol. 9 nº 5, p. 282-287.

Bacurau, R. F. Nutrição e suplementação esportiva. Ed. Phorte, 2ª edição, 2001.

Bergeron, M. F. Sódio: O nutriente esquecido. Gatorade Sports Science Institute Sports Science Exchange 29. abril/maio/junho – 2001, São Paulo.

Berning, J. Mantenha o motor funcionando: combustível antes e depois das competições. Fevereiro 2002.

Bertolucci, P. Nutrição, hidratação e suplementação do atleta: um desafio atual. Revista Nutrição em Pauta. Maio / jun. 2002 vol. Nº p. 9 – 13.

Bonci, L. As bebidas energéticas: ajudam, prejudicam ou são apenas moda? Gatorade Sports Science Institute Sports Science Exchange 35, vol. 2002.

Carvalho, T. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Março/ Abril 2003. vol 9.

Coleman, E. Aspectos Atuais Sobre Bebidas para Esportistas. Gatorade Sports Science Institute Sports Science Exchange 03, Julho/Agosto – 1995, São Paulo.

Consenso: Atividade física no calor: regulação térmica e hidratação. Gatorade Sports Science Institute. www.gssi.com.br 2001.

Goulet, E., Labrecque, S., Royer, D. Estudo de caso de um triatleta treinado usando água e glicerol para uma hiperhidratação. Jornal dos esportes Ciência & Medicina, p. 96-102, 2002.

Goulet, E. Hidratação, hiperhidratação e o uso do glicerol para melhorar o status da água no corpo. www.showtwich.com, 2001.

Guerra, I.; Leite Neto, T.B. www.gssi.com.br. 2002.

Hargreaves, M. Carboidratos Melhoram o Desempenho. Gatorade Sports Science Institute Sports Science Exchange 25. abril/maio/junho – 2000, São Paulo.

Hirschbruch, M.D., Carvalho, J. R. Nutrição Esportiva: Uma Visão Prática. 1995.

Lamb, D. Hidratação: vital para o desempenho do atleta. www.gssi.com.br 2005.

Mcardle, W.D., Katch, F.I., Katch, V.L. Fisiologia do exercício. Editora Guanabara Koogan, 2003, Rio de Janeiro.

Marins, João Carlos Bouzas. Jogos olímpicos de verão 2004 - atenção com a desidratação. www.gssi.com.br 2004.

Mirkin, M. D. Glicerol melhora a resistência em dias quentes. www.DrMirkin.com, 2002.

Nadel, E.R. Novas idéias para a reidratação durante e após os exercícios no calor. Sports Science Exchange 07, set / out. 1996.

Ravagnani, C.C.; Bastos, J.M.; Sartori, C. F.; Burini, R.C. Ergogênese Nutricional dos lipídios e seus facilitadores metabólicos em exercícios prolongados. Revista Nutrição e esporte, janeiro de 2005, pg, 16-20.

Robergs, R.A. Hiperhidratação do glicerol para combater o calor. Treinamento de Sports cience & tecnologia http://www.sportsci.org/traintech/glycerol/rar.htm 1998.

Rosenbloom, C. Mitos da Nutrição Esportiva. www.gssi.com.br 2005.

Williams, M.H. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. Ed. Manole, 2002, São Paulo.

Publicado
2007-02-04
Como Citar
Posso, K. V., Muller, L. R., Aversa, M. B., & Oliveira, P. P. D. (2007). Efeito da suplementação do glicerol na desidratação em pilotos de enduro. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 1(1). Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2
Seção
Artigos Científicos - Original