Análise do estilo de vida de alunas do curso de nutrição e psicologia de um centro universitário localizado na zona da Mata Mineira

  • Vanessa Cristina de Souza Peron Curso de Nutrição, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), Ubá, Minas Gerais, Brasil.
  • Luana de Oliveira Corbelli Curso de Nutrição, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), Ubá, Minas Gerais, Brasil.
  • Gabriela Amorim Pereira Sol Curso de Nutrição, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), Ubá, Minas Gerais, Brasil.
  • Francielle Teixeira Santos Curso de Nutrição, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), Ubá, Minas Gerais, Brasil.
  • Luciano Bernardes Leite Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
  • Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira Curso de Nutrição, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), Ubá, Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: Estilo de vida, Saúde, Mulheres, Estudantes Universitárias

Resumo

O estilo de vida pode ser caracterizado como um conjunto de hábitos e costumes de um indivíduo, que impacta na sua saúde como um todo e que sofre influências sociais, econômicas, culturais e de acordo com o tipo de conhecimento que ele possui. Assim, conhecimento sobre saúde pode ter impacto direto no estilo de vida do indivíduo. Diante disso, o objetivo geral foi avaliar e comparar o estilo de vida dos estudantes da área da saúde, dos cursos de Nutrição e Psicologia. A pesquisa foi feita por meio de um estudo descritivo, com delineamento transversal, com 69 mulheres: 45 da Nutrição e 24 a Psicologia. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A análise teve como resultado em relação aos alunos de Nutrição um melhor nível de atividade física: 35,6% foram classificados como muito ativos e a mesma porcentagem como ativos; ao contrário dos alunos de Psicologia, que foram classificados 54,2% em ativos e 37,5% insuficiente ativo B. Em relação ao consumo de bebida alcoólica, os alunos de Nutrição tiveram um maior consumo (82,2%), contra 54,2% dos alunos de Psicologia. O maior consumo de macarrão instantâneo e biscoitos recheados foi no curso de Psicologia, tendo como resultado um consumo de 37,5% e 66,7% respectivamente. Por fim, foi observada uma alta prevalência de estudantes dos dois cursos que relataram o hábito de consumir alimentos assistindo à televisão. Conclui-se que foi obtido um maior consumo de bebida alcoólica e nível de atividade física pelo curso de Nutrição, e maior consumo de consumo de macarrão instantâneo e biscoitos recheados no curso de Psicologia.

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Publicado
2025-07-27
Como Citar
Peron, V. C. de S., Corbelli, L. de O., Sol, G. A. P., Santos, F. T., Leite, L. B., & Oliveira, R. A. R. de. (2025). Análise do estilo de vida de alunas do curso de nutrição e psicologia de um centro universitário localizado na zona da Mata Mineira. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 19(116), 291-298. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2446
Seção
Artigos Científicos - Original

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