Frequência e preferência do consumo de carnes bovina, suí­na e aves por praticantes de exercí­cios fí­sicos nas academias da cidade de Redenção-Pará

  • Adenizia Souza Santos Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)
  • Ingrid Chumber Palheta Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)
  • Rosimar Prudente dos Santos Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)
  • Thiago dos Santos Nascimento Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)
  • José Douglas Melo Profº Msc Programa de Pós Graduação em Ciência e Meio Ambiente (PPGCM/UFPA)
Palavras-chave: Carnes, Qualidade, Exercícios físicos

Resumo

A carne é um nutrimento que merece destaque especial na alimentação. Segundo dados recentes, as carnes aví­cola, bovina e suí­na, respectivamente são as mais consumidas no Brasil. Os praticantes de atividade fí­sica costumam associar o aumento de massa corporal e muscular a um maior consumo de proteí­nas. As carnes possuem grandes quantidades de proteí­nas e apresentam alta digestibilidade além dos nove aminoácidos essenciais que os humanos necessitam para seu crescimento e desenvolvimento. O Objetivo deste artigo foi verificar a Frequência e a Preferência do consumo de carnes por praticantes de exercí­cios fí­sicos de quatro academias da Cidade de Redenção-Pará. Para isso, aplicou-se um questionário para 50 frequentadores de academias sendo 18 homens e 32 mulheres. Os Resultados demonstraram que a carne bovina e de frango apresentaram 58% de consumo frequente e a carne suí­na sendo consumida com menos frequência pelos frequentadores apresentando valores de 46%, tal fato pode estar relacionado pelo costume da própria região, crenças, superstições e dietas que estes frequentadores seguem. De acordo com dados obtidos na pesquisa foi possí­vel observar que o consumo de carne pela maioria das pessoas que frequentam as academias está diretamente relacionado com a qualidade das carnes que consomem, tal fato se deve a dietas em que estão submetidas ou até mesmo a questões de saúde e preferência. Apesar da carne de frango ser a mais consumida no Brasil, a carne bovina ainda tem boa aceitação pelos consumidores.

Biografia do Autor

Ingrid Chumber Palheta, Graduando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)

Tecnologia de Alimentos

Referências

-ANUALPEC. Anuário da Pecuária Brasileira. São Paulo. Instituto FNP. 2007. 368 p.

-Caparros, D. R.; Stulback, T. E.; Nunes, C. P.; Rodrigues, V. C. J.; Barros,A. Z. Ingestão Proteica de Praticantes de Musculação de uma Academia do Município de Santo André. Revista Digital. Vol. 14. Núm. 132. p. 1-14. 2009.

-Costa, W.S. A Avaliação do Estado Nutricional e Hábitos Alimentares de Alunos Praticantes de Atividade Física de uma Academia do Município de São Bento do Una-PE. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 6. Núm. 36. p. 464-469.2012. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/344/348>

-CONAB. Indicadores da Agropecuária: Quadro de Suprimentos. Disponível em <http://www.conab.gov.br/conteudos.php> Acesso em 16/10/2015.

-Macedo, L. M. A.; e colaboradores. Composição Química e Perfil de Ácidos Graxos de Cinco Diferentes Cortes de Novilhas Mestiças (Nelore vs Charoles). Semina. Vol. 29. Núm. 3. p. 597-608, 2008.

-Neves, M. F. Estratégias para a Carne Bovina no Brasil. São Paulo. Ed. Atlas. 2012.

-Nunes, L. M.; Jesus, L. M. N. Aspectos Nutricionais e Alimentares de Jogadores de Futebol em um Clube Esportivo de Caxias do Sul-RS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 4. Num. 22. p. 314-323. 2010. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/196/190>

-Panza, V. P.; e colaboradores. Consumo Alimentar de Atletas: Reflexões sobre Recomendações Nutricionais, Hábitos Alimentares e Métodos para Avaliação do Gasto e Consumo Energéticos. Rev. Nutr. Vol. 20. Núm. 6. 2007.

-Rodrigues. Pesquisa de Mercado: Hábitos de Consumo e Perfil do Consumidor de Carne Bovina In Natura na Grande Vitória. Vitória. 2009.

-Souza, L. G.; e colaboradores. Consumo de Doces, Refrigerantes e Bebidas entre Adolescentes no Munícipio de Salvaterra na Ilha do Marajó-PA. 10º Simpósio latino americano.2013.

-Velho, J. P.; e colaboradores. Disposição dos Consumidores Porto-Alegrenses à Compra de Carne Bovina com Certificação. Revista Brasileira de Zootecnia. Vol. 38. Núm. 2. p. 399-404. 2009.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Santos, A. S., Palheta, I. C., dos Santos, R. P., Nascimento, T. dos S., & Melo, J. D. (2017). Frequência e preferência do consumo de carnes bovina, suí­na e aves por praticantes de exercí­cios fí­sicos nas academias da cidade de Redenção-Pará. RBNE - Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 11(61), 87-92. Recuperado de https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/738
Seção
Artigos Científicos - Original